O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Estratégias para o sucesso!

Hoje tive a oportunidade de almoçar com um diretor bancário e pude aprender muitas coisas sobre a economia, a sociedade portuguesa e sobre as melhores estratégias para construir o sucesso pessoal e profssional.

O primeiro objetivo para se ter sucesso é conseguir ser exigente connosco próprio e com as pessoas que dependem de nós.

O Segundo objetivo é querer progredir e ser aberto à mudança. Façam um pequeno exercíco: anotem quantas pessoas conhecem que sejam inovadoras nas convições e resultados. Vou dar um pequeno exemplo sobre um teste que faço para testar a abertura à mudança: quando frequento um curso de formação profissional mudo frequentemente o lugar que ocupo. Imaginem que em 90%  das vezes em que ocupo outro lugar "o meu novo vizinho" sente-se mal com a alteração. Como se pode querer mudar de vida no caminho para o sucesso, evoluir nas ideias e nas convições se temos horror a assumir pequenas mudanças que nem sequer geram sacrificios pessoais internos?

O terceiro objetivo é ter objetivos claros: Sei onde quero chegar ao fim de x anos? Estou disposto a pagar "a ansiedade interna" no período temporal em que saí da minha zona de conforto?

O quarto objetivo é estar disposto a travar a batalha mesmo não tendo a certeza que a podemos vencer.  Noto que muitos das pessoas que conheço "preferem morrer de véspera" (matam-se a si próprios antes que lhes apareça a hora da morte)    

Sem comentários: