O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alguns conselhos para um filho de agricultor

O leitor To Zé escreveu este comentário neste blogue:
"boa tarde...eu sou filho de agricultor e o meu pai tem alguma terra..eu gostaria de dar seguimento ao que ele tem construido e dedicado a sua via, sou be de casas que pais passavam exploração a filhos e ficavam a receber ao hec, gostaria que me podesse exclarecer quando a esse ponto...(to_ze_9@hotmail.com)
obrigado e boa tarde"

Comentários:

1 - Os pais podem passar a exploração aos filhos se não necessitarem dela para se sustentarem ou caso a exploração agrícola tenha dimensão económica de atividade ou possa ampliar a sua dimensão tendo como objetivo manter duas famílias (pai e filho).

2 - Nalguns casos, quando há transferência de gestão de pai para filho, há reconversão das atividades para mais intensivas., as quais permitem melhorar a rentabilidade e gerar mais recursos para sustentar as famílias.

3 - Recomendaria que procurasse terras para arrendar com o objetivo de aproximar a dimensão da atividade que o pai desenvolve na respetiva economia de escala, bem como recomendo uma segunda atividade com alguma dimensão para diminuir os riscos das flutuações dos preços de mercado 

Sem comentários: