O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Apicultura (4)

"Anónimo disse...
Boa Tarde

Blog muito bom.

Gostava da sua ajuda relativamente ao meu projeto apicola que
resumidamente descrevo.

Inicialmente e durante o 1º ano necesito investir em algum material
apicola e poucas colmeias +/- 10, o essencial será a aprendizagem
durante este ano com varias formações e acompanhamento de alguns
apicultores no terreno etc.
Nos anos seguintes e ja com expriencia, o investimento em mais
colmeias e mais material.
Pretendo num prazo maximo de 4 ou 5 anos chegar aproximadamente as
250/300colmeias.
O valor deste investimento penso que estará entre os 25000€ e os 30000€.

O meu grande senão é que necessito do valor a investir.
O que me aconselha para obter financiamento?
Qual o custo fazer um projeto apicola?
Que ajudas posso obter do Proder?

Obrigado

Comentário:
1 - Sugiro que leia os posts que coloquei neste blogue sobre apicultura, especialmente o post Apicultura (1) porque responde a algumas das dúvidas colocadas.

2 - A estratégia parece-me correta se o seu objetivo é desenvolver a apicultura como atividade em part time. Caso contrário, terá que apresentar quanto antes candidatura ao ProDeR, caso esteja em condições de se poder instalar como jovem agricultor (mais de 18 anos e menos de 40 anos e cumpra os requisitos caso já tenha recebido ajudas públicas) porque dentro de pouco tempo esgotará o orçamento desta medida (prevejo que retomem a partir de 2105/2016). Terá um ano para adquirir conhecimento e experiência na atividade, em 2013, com o eventual projeto aprovado, terá que começar com as colmeias que verifique ter capacidade para acompanhar devidamente e em 2014/ 2105 colocará no terreno as totalidade das colmeias objeto do projeto.

3 - O valor do investimento total na apicultura é calculado pelo somatório dos custos das abelhas, colmeias, material apícola, preparação dos apiários, formação profissional, etc

Sem comentários: