O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Apicultura (1)

Colocacaram o seguinte pedido de esclarecimento sobre apicultura:

"Anónimo disse...




BOA NOITE,

ALGUÉM ME PODE DIZER QUAL O VALOR GLOBAL PARA UM INVESTIMENTO NA APICULTURA, PARA EU VERIFICAR SE TENHO CAPITAL PARA TORNAR O MEU HOBBY NO MEU EMPREGO? E JÁ AGORA DEVE COMEÇAR SE COM QUANTAS COLMEIAS?

FICO GRATA PELA ATENÇÃO."
Comentários:
1 - Deve começar com um estágio de um ano junto de um apicultor. Depois deverá instalar 20 a 30 colmeias em 4 a 6 locais/apiários e atingir as 300 - 500 colmeias no 2.º ano após a assinatura do contrato de ajudas com o ProDeR relativo às ajudas de 1.ª instalação de jovem agricultor.
2 - O investimento ficará no intervalo dos 75 000 a 150 000 €. O fundo de maneio deverá incluir o valor da aquisição dos enxames (60 a 70€ cada), valor do IVA relativo ao investimento, a aquisição de um veiculo todo o terreno e 2000 a 4000 euros para outras despesas de funcionamento durante o 1.º ano   

Sem comentários: