Alguns Conselhos a um Pai

O leitor Helder disse...

"Boa tarde senhor Martino,

Desde já queria felicitar o seu trabalho em prol dos outros, raramente se encontra gentedisposta a ajudar e esclarecer da forma como o senhor o faz.

O seu blog é fonte de informação essencial para gente como eu, onde as dúvidas são uma constante.

Então aqui vai o meu pedido de ajuda.

Tenho um filho de 16 anos que frequenta o 10 ano e que contrariamente a muitos jovens,gosta da agricultura e da terra. A área Académica que pretende seguir, não podia ser outra do que engenheiro agrónomo "mais um concorrente".

O seu interesse tem duas vertentes, a agricultura biológica e a hidropónica. Depois de pesquisar e colher alguma informação, tive conhecimento do isentivo aos jovens agricultores. Gostaria de saber o seguinte:

- Apenas pode concorrer quem tenha 18 anos de idade, daqui 2 anos vamos continuar a ter Qren/Proder?

- Esperando eu que daqui 3 anos comece a sua vida académica, e sendo ele estudante, será possível recorrer ao isentivos?

- Caso daqui dois anos lhe seja dado a possibilidade de recorrer aos isentivos, e estando ele a estudar na área agrónoma, terá mesmo assim de frequentar a tal formação em dois anos?

- Vivemos no Ribatejo, temos um terreno junto a nossa residência com espaço para iniciar um projecto, a ideia era criar uma estufa hidropónica com 1000m2, quais as hortaliças que acha mais produtivas e comerciáveis? Qual o preço +/- de um estufa 1000m2 e equipamento hidroponico?

- Existemalguns cursos/formação na área da hidropónica e onde?

Peço desculpa pela minha ousadia, pedindo desde já desculpa por isso.

Achando eu que a terra é o futuro e é esse futuro que pretendo para o meu filho já que é essa a área do seu interesse.

Atenciosamente"

Comentários:
1 - Lamento informar o meu leitor Helder que este se encontra errado:"o meu maior interesse é que agronomia conquiste o maior número de pessoas com vocação para esta nobre profissão". Faz parte dos meus objetivos e designios de vida, "conseguir desencaminhar" um elevado número de jovens para técnicos e empresários agrícolas. 

2 - Felizmente e infelizmente, analiso a concorrência quer pessoal, quer empresarial, como um fator que me faz evoluir e ser mais eficiente e eficaz, assim como nas organizações que lidero. Quem tem capacidade, competência, trabalha cada um dos dias para ser melhor, hoje tenta ser melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje, pede para ter concorrência ao nível que possui para continuar na "crista da onda durante largos e longos anos".

3 -  Dentro de 2 anos o seu filho terá de recorrer, para se instalar como jovem agricultor, às ajudas do novo quadro comunitário de apoio de 2014 a 2020. Creio que as ajudas estarão operacionalizadas, prontas a serem atribuidas entre o 2.º semestre de 2014 e o 1.º semestre de 2015.

4 - Se as condições de apoio não mudarem, se continuar a ser possivel instalar jovens agricultores sem a exigência de que sejam agricultores a titulo principal, é possivel que o seu filho com 18/19 anos se possa instalar como jovem agricultor. Caso contrário, para se instalar na agricultura terá que optar pelo estatuto de trabalhador estudante.

5 - Na minha opinião, se a instalação na agricultura for o seu projeto de vida, em lugar do projeto do pai, recomendaria que terminasse o curso, que ganhasse experiência de vida e maturidade, trabalhando por conta de outrém durante 3 a 5 anos e depois se instalasse como empresário agrícola.
Conheço muitos casos que não correram como deviam porque os investimentos foram realizados antes dos jovens saberem exatamente o que querem fazer da sua vida.

6 - Dentro de 2 anos, se as regras dos futuros apoios forem  do mesmo tipo das que vigoram atualmente, o seu filho terá que frequentar os quatro módulos de formação profissional para obter as ajudas de instalação como jovem agricultor.

7 - Para investimento em hodroponia recomendo que consulte a HUBEL que lhe darão todos as informações que necessita. bem como lhe responderão a todas as dúvidas e eventualmente, lhe indicarão um empresário com produções em hidroponia onde poderá estagiar.

8 - Se aceitar um conselho apresento-lhe a minha experiência: tenho um filho que pode ser jovem agricultor, instalar-se-á se quiser. Neste caso, eu serei seu consultor, mas na estrita medida que me pedir e aceitar o meu apoio. A vida é dele e o resultado dela será aquilo que ele for capaz de construir. Penso que lhe estou a dar o meu melhor: o meu exemplo de trabalho, de persistência, de empenho pela cidadania e de envolvimento em prol de um Portugal moderno evoluido.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM