O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Apicultura


1 - Serão apoiadas pelas ajudas da ação 1.1.2 (investimentos de pequena dimensão) a compra das colmeias, alças, material apícola e preparação do terreno para instalar o apiário.
2 - Não é elegivel a compra dos enxames, terá de os comprar com os seus capitais.O preço dos enxames varia de 55 € a 85€ cada.


3 - A minha sugestão é que pelo mesmo valor de investimento deveria apresentar um projeto de instalação de jovem agricultor, no qual teria 100% de apoio em lugar dos 50% que captará na ação 1.1.2. Em ambos os casos terá de suportar o investimento nas abelhas/enxames e o valor do IVA.

4 - Sinceramente acho a apicultura uma atividade rentável e de futuro para os apicultores que tenham experiência, rigor, organização, etc. A experiência ganha-se com estágios junto de apicultores ou frequentando o estágio de apicultura, com a duração de 1 ano, organizado pela Espaço Visual. O rigor e organização são inerentes ao perfil do empresário, isto é, se é intrinsecamente rigoroso e organizado, a apicultura é um negócio certo para ser um emprésario mesmo em part time. Caso contrário, pense em produzir mirtilos que suportam mais erros que as abelhas

5 - A apicultura é uma atividade muito interessante, mesmo em pequena dimensão, porque produz no próprio ano, pode ser exercida em part time e está muito ajustada a atividade por conta própria com recurso a mão de obra familiar. Pode limitar os custos com a compra dos enxmaes porque não precisa de adquirir a sua totalidade, pode adquirir alguns e desdobrá-los nos anos seguintes.
Há um forte potencial de mercado para exportação do mel.

Sem comentários: