Apicultura


1 - Serão apoiadas pelas ajudas da ação 1.1.2 (investimentos de pequena dimensão) a compra das colmeias, alças, material apícola e preparação do terreno para instalar o apiário.
2 - Não é elegivel a compra dos enxames, terá de os comprar com os seus capitais.O preço dos enxames varia de 55 € a 85€ cada.


3 - A minha sugestão é que pelo mesmo valor de investimento deveria apresentar um projeto de instalação de jovem agricultor, no qual teria 100% de apoio em lugar dos 50% que captará na ação 1.1.2. Em ambos os casos terá de suportar o investimento nas abelhas/enxames e o valor do IVA.

4 - Sinceramente acho a apicultura uma atividade rentável e de futuro para os apicultores que tenham experiência, rigor, organização, etc. A experiência ganha-se com estágios junto de apicultores ou frequentando o estágio de apicultura, com a duração de 1 ano, organizado pela Espaço Visual. O rigor e organização são inerentes ao perfil do empresário, isto é, se é intrinsecamente rigoroso e organizado, a apicultura é um negócio certo para ser um emprésario mesmo em part time. Caso contrário, pense em produzir mirtilos que suportam mais erros que as abelhas

5 - A apicultura é uma atividade muito interessante, mesmo em pequena dimensão, porque produz no próprio ano, pode ser exercida em part time e está muito ajustada a atividade por conta própria com recurso a mão de obra familiar. Pode limitar os custos com a compra dos enxmaes porque não precisa de adquirir a sua totalidade, pode adquirir alguns e desdobrá-los nos anos seguintes.
Há um forte potencial de mercado para exportação do mel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM