Considerações sobre a Agricultura em Trás os Montes



Vitor M. Pereira disse...
"Exmo. Sr. José Martino,

Mais uma vez obrigado pela resposta.

De facto não tive em linha de conta o programa VITIS, mas como refere e após análise é necessária uma exploração com alguma dimensão.

No segmento do Olival (Trás os Montes) o qual também tive a fazer um pequeno estudo, verifica-se que houve uma pequena diminuição na produção. Este segmento de mercado tem assumido nos últimos anos uma referência em Portugal, embora o Alentejo esteja melhor cotado na minha opinião. Mesmo assim ainda dependemos muito das importações nomeadamente de Espanha que se tem assumido como um bom produtor (e tem vindo a investir em Portugal através da aquisição de terras).
A nível internacional nas exportações verifica-se um aumento deste tipo de produto, para diversos mercados (mesmo assim a balança comercial ainda não está equilibrada, ou seja, a produção não acompanha o consumo interno).

A minha questão é em mais ou menos 5 há de Olival na produção em modo biológico será rentável? O Olival já se encontra em produção.
(Se considerarmos 250/ha oliveiras numa produção de 30Kg/por árvore, a um preço médio de penso que talvez 0.26€/Kg). O que acha o Sr. Engº desta perspectiva e deste investimento?
“Tenho sempre presente a plantação de culturas que permitam a obtenção de lucro no próprio ano.”

Verifico que a região de Trás-os-montes tem várias potencialidades, bem como já referidas pelo Sr. Eng.º José, dai referirem sempre a esta região que pode e deve ser desenvolvida, tendo sempre presente as condições (de momento encontro-me a trabalhar, mas gostava de exercer uma outra actividade part-time.)

Outra questão também de âmbito geral é, na candidatura ao PRODER é necessário possuir as terras, ou podemos ter um contrato em que caso o projecto seja aprovado podemos procedemos à sua aquisição?

Desde já grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos,
Vítor M. Pereira"
Comentários:
1 - O olival bio é muito interessante na produtividade indicada (7500 kg/ha). Saberá melhor do que eu se o investimento será rentável porque terá de ponderar o valor do acesso à terra (compra do prédio rústico ou valor da renda) e os custos de exploração (sobretudo terá de estudar com maior acuidade o valor de custo da colheita  no caso de não ser mecanizada).
2 -  Parece-me muito boa ideia a obtenção de rendimento bruto desde o inicio da exploração, sobretudo se não forem necessários capitais para fundo de maneio para apoio à tesouraria.


3 - A existencia de lucro pressupõe que além dos custos operacionais, as próprias amortizações estão a ser pagas pela atividade, o que me parece um caso notável de rentabilidade.


4 - A região de Trás os Montes tem na minha perspetiva excelentes potencialidades para a agricultura, necessita ser abordada para a vinha, olival, amendoeiras, castanheiros, cerejeiras, macieiras, etc. através de explorações com dimensão e empresários com estrutura de capitais adequados ao negócio (capitais próprios e acesso ao crédito).


5 - A bolsa de terras é uma excelente oportunidade para a obtenção de explorações agrícolas com dimensão competitiva por incorporação de parcelas distantes entre si até 20 km.    


6 - Parecem-me boas atividades para desenvolver a agricultura em part time as indicadas em 4, assim como morangos, apicultura, etc.


7 - Para obrtenção das ajudas ProDeR pode candidatar-se com um contrato de cedência gratuita (contrato de comodato), contrato de arrendamento, compra da terra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM