Decisões sobre investimentos na agricultura

"Bom dia Eng.º

Não conhecia o seu blogue mas realmente para ter uma maior noção das coisas é muito útil.
Estou numa fase inicial ou fase embrionária da questão pretendia uma orientação mais específica pelo que estou a solicitar o seu apoio.
Tenho alguns terrenos que gostaria de explorar e rentabilizar. Trabalho na área agrícola mas em relação a este tipo de investimentos e quando penso em custos e lucros estou fora de todo.
Portanto dou-lhe este informação no sentido de me poder esclarecer e dar uma noção do real.

Tenho 4.5 hectares de floresta, ambos tiveram eucaliptos, um em principio manter-se-á com os mesmos e outro cujos eucaliptos foram cortados recentemente (cerca de 2 hectares) tinha a ideia de colocar pinheiras-mansas. É um investimento que justifique mais que o eucalipto?

Outra situação: tenho um outro terreno com cerca de 2.5 hectares aproximadamente que tinha pensado em instalar um pomar (pêra ou maça), a zona não é a mais forte para este tipo de pomóideas (zona de Abrantes) mas é um projeto que gostaria de desenvolver. O solo coloquei-o recentemente para análise de modo a verificar a viabilidade deste mas penso que tem as caracteristica devidas.

Até que ponto é credível recorrer a um projecto de investimento para estas situações?


Existem apoio para investimentos de pequenas dimensões como pequenas estufas e tractores?


Obrigado pela ajuda e continuação de bom trabalho.

André Filipe
Abrantes"

Comentários:

1 - Quais as razões que o levam a optar pela produção de pinhões? A quem irá vender as pinhas? Será que os 2 ha de pinheiros mansos lhe darão um rendimento minimo que compense ter de se preocupar com uma atividade florestal alterntiva ao eucalipto?
Colocadas as questões seguem-se os pensamentos: potencialmente os pinhões são melhor produto que os eucaliptos. O terreno em causa terá aptidão para ambas as culturas? Quem fará a valorização das produções?  É fácil em Abrantes comercializar as pinhas?

2 - A minha sugestão é que peça a um especialista para visitar os seus terrenos com o objetivo verificar a aptidão dos terrenos possuem para a cultura de pomoideas porque infelizmente os agrónomos tal como os médicos, não conseguem fazer diagnósticos sem visitarem os terrenos ou terem a presença dos doentes.

3 - Creio que se houver possibilidade de nos 5 ha conseguir implementar culturas agrícolas tenho a convição que poderá obter as ajudas do ProDeR, se tiver condições de elegibilidade, para se instalar como jovem agricultor.

4 - Nas ajudas para os pequenos investimentos são elegiveis, as estufas e não elegiveis, os tratores

5 - P. f. não desista de concretizar os seus sonhos e lute com todas as forças para obter sucesso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM