O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 13 de maio de 2012

Decisões sobre investimentos na agricultura

"Bom dia Eng.º

Não conhecia o seu blogue mas realmente para ter uma maior noção das coisas é muito útil.
Estou numa fase inicial ou fase embrionária da questão pretendia uma orientação mais específica pelo que estou a solicitar o seu apoio.
Tenho alguns terrenos que gostaria de explorar e rentabilizar. Trabalho na área agrícola mas em relação a este tipo de investimentos e quando penso em custos e lucros estou fora de todo.
Portanto dou-lhe este informação no sentido de me poder esclarecer e dar uma noção do real.

Tenho 4.5 hectares de floresta, ambos tiveram eucaliptos, um em principio manter-se-á com os mesmos e outro cujos eucaliptos foram cortados recentemente (cerca de 2 hectares) tinha a ideia de colocar pinheiras-mansas. É um investimento que justifique mais que o eucalipto?

Outra situação: tenho um outro terreno com cerca de 2.5 hectares aproximadamente que tinha pensado em instalar um pomar (pêra ou maça), a zona não é a mais forte para este tipo de pomóideas (zona de Abrantes) mas é um projeto que gostaria de desenvolver. O solo coloquei-o recentemente para análise de modo a verificar a viabilidade deste mas penso que tem as caracteristica devidas.

Até que ponto é credível recorrer a um projecto de investimento para estas situações?


Existem apoio para investimentos de pequenas dimensões como pequenas estufas e tractores?


Obrigado pela ajuda e continuação de bom trabalho.

André Filipe
Abrantes"

Comentários:

1 - Quais as razões que o levam a optar pela produção de pinhões? A quem irá vender as pinhas? Será que os 2 ha de pinheiros mansos lhe darão um rendimento minimo que compense ter de se preocupar com uma atividade florestal alterntiva ao eucalipto?
Colocadas as questões seguem-se os pensamentos: potencialmente os pinhões são melhor produto que os eucaliptos. O terreno em causa terá aptidão para ambas as culturas? Quem fará a valorização das produções?  É fácil em Abrantes comercializar as pinhas?

2 - A minha sugestão é que peça a um especialista para visitar os seus terrenos com o objetivo verificar a aptidão dos terrenos possuem para a cultura de pomoideas porque infelizmente os agrónomos tal como os médicos, não conseguem fazer diagnósticos sem visitarem os terrenos ou terem a presença dos doentes.

3 - Creio que se houver possibilidade de nos 5 ha conseguir implementar culturas agrícolas tenho a convição que poderá obter as ajudas do ProDeR, se tiver condições de elegibilidade, para se instalar como jovem agricultor.

4 - Nas ajudas para os pequenos investimentos são elegiveis, as estufas e não elegiveis, os tratores

5 - P. f. não desista de concretizar os seus sonhos e lute com todas as forças para obter sucesso.

Sem comentários: