O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Apoios a Jovens Agricultores (adegas) (2)

O leitor João Amado continua a questionar sobre adegas:

"Boa Noite Eng. Jose Martino,
Mesmo sendo um investimento pequeno o PRODER não aprova projectos de tão pequena dimensão?
Cumprimentos"

Comentários:

1 - Honestamente não sei, teria de fazer as contas com base no valor do investimento, quantidades a vinificar, valorização das uvas a vinificar, bem como das garrafas a comercializar.

2 - Também teriam de ser definidos os investimentos na exploração agrícola, o que poderia ajudar a rentabilizar o projeto.

3 - É muito importante encontrar alguma dimensão para as atividades agrícolas e agroindustrial para obter sustentabilidade económica de médio/longo prazo, sob pena de ter de desistir dentro de poucos anos após concluir que a sua exploração agrícola não gera um salário para o empresário (na minha opinião é a maior causa de desistência de jovens agricultores) 

Sem comentários: