Mirtilos/plantas de corte/ornamentais?

José Esteves escreveu neste blog:

"Boa tarde Sr. Engenheiro,
Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo seu blog, sendo um excelente espaço de partilha de ideias.
Venho pedir-lhe uma opinião em relação a um terreno que possuo na zona de de Viseu, dado que estou interessado em cultivar mirtilos ou plantas de corte/ornamentais.

Qual destas culturas, ou outra (dado que estou numa fase de estudo) considera que será a melhor aposta?
Estou a pensar candidatar-me á medida PRODER - Instalação de Jovens agricultores.

Como posso dar incío à produção?

Na zona de Viseu consigo encontrar alguma empresa/cooperativa para me auxiliar no escoamento da produção?
Não estou nesta área, é a razão de tanta pergunta.
Agradecendo desde já a sua disponibilidade,
subscrevo-me atentamente,
José Esteves"


Comentários:
1- Valorizo muito as pessoas que fazem perguntas com o objetivo de aprenderem, terem conhecimento e dominarem o empreendedorismo agrícola.


2 - Na região onde se encontra para questões de valorização das produções de mirtilo deve contatar o Prof. Nuno Luz da  Target Flavours (916 163 122).


3 - Na minha opinião, ambas as atividades, mirtilos ou flores de corte, são rentáveis. Terá de estudar a melhor estratégia comercial para os seus produtos e decidir em função desta se a opção será pelas duas atividades ou por uma única delas.


4- Esteja atento porque dentro de algum tempo a Espaço Visual  irá organizar eventos de demonstrações de atividades  agrícolas interessantes para potenciais jovens agricultores (consulte regularmente em www.espaco-visual.pt ).


5 - Como posso dar inicio à produção?
Recolhendo informação na internet incluindo este blog (tem muita informação que podem consultar através do seu menu de "pesquisa"), visitando explorações e empresários nas várias atividades com potencial e interesse para o seu caso, tendo acesso a terrenos e estudando as respetivas aptidões de solos e climas, tomar a decisão de investir na agricultura, fazer o projeto ProDeR, estagiar nas atividades e fazer o investimento após a aprovação da candidatura para instalação como jovem agricultor.  


6 - A Espaço Visual possui uma equipa multidisciplinar de técnicos que podem fazer desde a avaliação dos terrenos, assessoria na definição dos investimentos, elaboração dos projetos, prestar  apoio técnico ao investimento, até assessoria na fase exploração do projeto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM