O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


domingo, 27 de maio de 2012

Mirtilos/plantas de corte/ornamentais?

José Esteves escreveu neste blog:

"Boa tarde Sr. Engenheiro,
Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo seu blog, sendo um excelente espaço de partilha de ideias.
Venho pedir-lhe uma opinião em relação a um terreno que possuo na zona de de Viseu, dado que estou interessado em cultivar mirtilos ou plantas de corte/ornamentais.

Qual destas culturas, ou outra (dado que estou numa fase de estudo) considera que será a melhor aposta?
Estou a pensar candidatar-me á medida PRODER - Instalação de Jovens agricultores.

Como posso dar incío à produção?

Na zona de Viseu consigo encontrar alguma empresa/cooperativa para me auxiliar no escoamento da produção?
Não estou nesta área, é a razão de tanta pergunta.
Agradecendo desde já a sua disponibilidade,
subscrevo-me atentamente,
José Esteves"


Comentários:
1- Valorizo muito as pessoas que fazem perguntas com o objetivo de aprenderem, terem conhecimento e dominarem o empreendedorismo agrícola.


2 - Na região onde se encontra para questões de valorização das produções de mirtilo deve contatar o Prof. Nuno Luz da  Target Flavours (916 163 122).


3 - Na minha opinião, ambas as atividades, mirtilos ou flores de corte, são rentáveis. Terá de estudar a melhor estratégia comercial para os seus produtos e decidir em função desta se a opção será pelas duas atividades ou por uma única delas.


4- Esteja atento porque dentro de algum tempo a Espaço Visual  irá organizar eventos de demonstrações de atividades  agrícolas interessantes para potenciais jovens agricultores (consulte regularmente em www.espaco-visual.pt ).


5 - Como posso dar inicio à produção?
Recolhendo informação na internet incluindo este blog (tem muita informação que podem consultar através do seu menu de "pesquisa"), visitando explorações e empresários nas várias atividades com potencial e interesse para o seu caso, tendo acesso a terrenos e estudando as respetivas aptidões de solos e climas, tomar a decisão de investir na agricultura, fazer o projeto ProDeR, estagiar nas atividades e fazer o investimento após a aprovação da candidatura para instalação como jovem agricultor.  


6 - A Espaço Visual possui uma equipa multidisciplinar de técnicos que podem fazer desde a avaliação dos terrenos, assessoria na definição dos investimentos, elaboração dos projetos, prestar  apoio técnico ao investimento, até assessoria na fase exploração do projeto.

Sem comentários: