porque acha que o preço de aquisição dos terrenos irá cair nos proximos 5 anos?



O preço dos terrenos irá cair nos próximos 5 anos porque os portugueses estão a concluir que a agricultura é uma atividade económica que tem de ser desenvolvida com racionalidade, pelo que, o valor do fator de produção terra, será um custo de produção a integrar nos encargos de exploração, que será valorizado pelas produções dessa terra ou para ser mais claro, o valor da aquisição ou valorização da terra estará alinhado com o valor de mercado da renda.


Irá desaparecer o pressuposto atual, compra-se hoje terra muito cara porque amanhã haverá alguém que pague o mesmo ou mais, o valor de aquisição da terra tem pouco a ver com o resultado económico da suas produções. A médio prazo o valor das produções irá estagnar e a rentabilidade advirá dos ganhos de produtividade.


Na atualidade, o valor da terra está a ser corrigido em baixa mas ainda se encontra elevado porque estão a entrar na agricultura agentes económicos que acreditam no pressuposto atual do valor da terra. À medida que o tempo avance, que o dinheiro se torne mais escasso, que a pressão seja maior para a agricultura gerar resultados económicos positivos, os interessados irão preferir o arrendamento face à compra para terem acesso à terra e nessa altura, o seu valor irá cair abruptamente.


Por último, a crise financeira irá obrigar um elevado número de proprietários a vender o seu património

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM