O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


terça-feira, 8 de maio de 2012

ProDeR: Apoios à Compra de Terras

"jose vicente-viseu disse...


boa tarde.
pretendo instalar me como jovem agricultor,, gostaria de saber se existe apoio a compra de terras e como funciona, pois quero decidir se alugo ou compro.
obrigado".


Comentários:

1 - O ProDeR apoia a compra de terras tendo como valor máximo elegivel 10% dos restantes investimenos apoiados pelo ProDeR, excluindo o valor da compra da terra.

2 - Nas ajudas ao investimento dos jovens agricultores apoia o valor máximo elegivel da compra da terra com 50% ou 60%, conforme a parcela se situe em zona favorecida ou desfavorecida (ou seja consegue captar 5% a 6%  de apoios para a compra da terra face ao investimento elegivel total do projeto, exlcuindo o valor da terra).

3 - Na minha opinião, no prazo máximo de dez anos, os valores de compra/venda dos prédios rústicos irão baixar, colocando-os em linha com a fatia dos rendimentos líquidos da agricultura gerados nessas parcelas, que amortizam em 20 anos o investimento da sua compra  (há casos em que o valor da terra baixará mais de 50% do valor atual). Pelo  que, vale a pena comprar terrenos se for bom negócio

Sem comentários: