Estratégia para se instalar um horticultor de sucesso


 
Pedro Pontes disse:

"Sou um potencial agricultor.Tenho cerca de 1h para trabalhar. Estou na beira alta interior norte. Será que a horticultura é uma boa aposta, para quem precisa de viver disto a tempo inteiro? Ultrapassei os 40 por isso já não da para JEA."
 
 
Comentários: 

1 -  O leitor Pedro Pontes ambiciona tornar-se agricultor a tempo inteiro e pergunta-me se com a horticultura pode sustentar-se e presumo que a família, com o rendimento de 1 ha de terra nessa. À primeira vista parece-me que a resposta definitiva deva ser dada pelo próprio Pedro Pontes depois de fazer o seguinte exercício:
a) Fazer contatos comerciais para definir a quem irá vender os seus hortícolas. Verificar se pode vender nos mercados e feiras na região ou no litoral, se na região existe algum operador comercial grossista honesto que valorize os seus produtos quer no mercado nacional quer na exportação.
b) Defina o tipo, quantidade e valor de cada hortícola que tem mercado ao seu alcance
c) Deve  avaliar o potencial produtivo do seu terreno ao nivel de solo e clima adequado para a horticura, bem como se tem água disponivel para rega em quantidade e qualidade (análise à água de rega). Verifique na região envolvente se há tradição na atividade, controle que tipos de culturas hortícolas  são cultivadas.
d) Faça uma pesquisa no circulo de 5 km à volta do seu terreno de outros prédios rústicos com aptidão para a horticultura e disponiveis para cedência gratuita ou arrendamento.
e) Faça um apanhado dos hortícolas que pode produzir e respetivas quantidades.
f) Pode contratar a Espaço Visual ou outra empresa  prestadora de serviços para lhe fazer uma estimativa de rentabilidade do seu negócio.
g) Se decidir avançar recomendo que vá estagiar noutras exploração hortícolas. A Espaço Visual promove estágios ao longo de um ano numa exploração de sucesso e referência "Hortijales" em Vila Pouca de Aguiar   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM