Kiwi ou pequenos frutos. O que fazer se os capitais são escassos?



Álvaro Oliveira disse:
"Sou proprietario de um terreno com 3 ha em Sangalhos,concelho de Anadia que está abandonado.Outrora foi uma quinta de bons vinhos, mas há perto de 3 anos a vinha foi arrancada por ter sido muito maltratada por uma empresa vinicola muito conhecida no país, a quem esteve arrendada durante 10 anos.Era do meu pai que entretanto faleceu por doença súbita quando se procedia ao arranque.
Gostaria de rentabilizar esse terreno que tem um poço artesiano mesmo no centro, pois faz um pequeno vale.Tenho lido no seu blog sobre algumas culturas como o Kiwi e os pequenos frutos vermelhos.Quanto ao kiwi tenho "á porta" a Kiwicoop e muitas plantações por perto.Quanto ao mirtilo,por exemplo,a zona mais próxima de cultura é a de Sever do Vouga mais montanhosa..Se quanto ao kiwi não devo ter duvidas da possibilidade de cultura(nesse terreno há um pequeno espaço com alguns pés que o meu falecido pai plantou),já quanto aos pequenos frutos vermelhos não sei se a terra e o clima são propicios á cultura.
Outro ponto importante é o custo que qualquer projecto desta natureza implica.Eu e a minha esposa estamos desempregados há anos,tenho 58 anos feitos ontem e a minha esposa 52, pelo que apoios
não deverão ser possíveis e o nosso capital é mínimo.
Tenho 3 filhos um com 32 anos que trabalha em Coimbra,outro que está a acabar um mestrado também em Coimbra e a mais nova,a caminho dos 18,no 12º ano.Já falei com eles sobre a possibilidade de investimento em nome deles,mas mostram-se reservados por falta de tempo.
Pelo que leio no seu blog os rendimentos liquidos poderão ser maiores nos pequenos frutos do que no kiwi,embora sejam culturas mais sensiveis ao tempo e á terra.
Pergunto:1-o que acharia que pudesse investir nesse terreno?
2-A nivel de custos quanto seria necessário para cada cultura,kiwi,mirtilo,framboesas,tendo em conta a área do terreno?
3-Será que haveria possibilidades de algumas ajudas financeiras, tendo em conta a minha idade e minha esposa?
4-E quanto á possibilidade de integrar os meus filhos,talvez através de uma empresa societária,quais as possibilidades de ajudas no Proder?
Peço desculpa pelo tempo que lhe tomei,mas este terreno em pousio,a crescer um matagal de muito mau aspecto,merecia outro fim que não o de momento,e a necessidade de rentabilizá-lo,tendo em conta a nossa situação de desemprego.No entanto também a nossa idade é um óbice,tal como a descapitalização.Restam os filhos mas com os óbices do trabalho e estudos de cada um deles.O que fazer?
Agradeço desde já a sua disponibilidade para me poder dar uma ajuda.
Com os meus cumprimentos" 


Comentários:

1 - Agradeço o texto que teve a amabilidade de colocar neste blog.


2 - Teriam de ser avaliadas as condições de solo e clima do terreno que possui para duma forma eficaz poder decidir sobre o melhor investimento. Por outro lado, deve ter em conta o seu perfil empresarial: tem apetência pelo risco? Está disposto a investir quando os recursos são escassos e os novos investimentos nos primeiros tempos pregam-nos umas partidas e muitas vezes exigem mais capital do que o previsto?


3 - Tendo em conta que os Vossos recursos financeiros são escassos, recomendaria do ponto de vista teórico, a framboesa ou o morango, porque produzem passados alguns meses após o investimento, durante o primeiro ano, enquanto que o kiwi e os mirtilos equilibram a tesouraria ao 4.º ano após o investimento (nos três primeiros anos além de não produzirem geram custos). No entanto ressalvo que devem optar pela cultura que pessoalmente mais vos agradar, que tenha a ver com o vosso perfil (exemplo: há pessoas que não conseguem trabalhar dentro de abrigos, outras que não conseguem passar dias a fio a colherem pequenas bagas, etc.)


4 - No kiwi precisará para investimento 30 000 a 50 000 euros / ha + IVA. Nos pequenos frutos entre o investimento na plantação e infra-estruturas necessita de 65 000 a 80 000 euros / ha + IVA. As variações resultam da especificidade do V/ terreno, se tem acesso direto a camiões, das infra-estruturas de apoio que pode necessitar, limpezas, etc.



5 -   O Sr. e para a sua Esposa terão direito às ajudas públicas de apoio aos agricultores da ordem dos 40% (haverá concurso em setembro próximo). Para o Vosso caso concreto, seria recomendável pelo menos, a instalação de um dos filhos como jovem agricultor, porque com um investimento de 75 000 euros teria direito à cabeça, após a contratação e antes do inicio do investimento, ao prémio de instalação no valor de 30000 euros que usariam como capital próprio no investimento. O Vosso filho teria de disponibilizar  duas a três noites durante a semana e alguns sábados (212 h) para fazer a formação, após a submissão do projeto na base de dados do ProDeR, obrigatória de jovem agricultor (ao fim de 4 meses terminará a formação). O projeto agrícola não implica a alteração da atividade profissional normal.  

5 -  Não recomendo que nesta fase faça uma sociedade por quotas entre os filhos porque esta só terá direito a um prémio de instalação de jovem agricultor no valor de 30 000 euros, enquanto que cada filho apresentar uma candidatura tem direito a 30 000 euros vezes três (três prémios de jovem agricultor). No entanto, se estiver disponivel para pagar uma consulta (40 €)  podemos explicar com mais pormenores várias hipóteses para se financiar o investimento para o seu caso concreto (contatar eng. Sónia Moreira: 917 075 852; sonia.moreira@espaco-visual.pt).



6 - Se tiverem possibilidade de utilizarem a Vossa mão de obra familiar, quer durante a fase de investimento, quer durante a fase de exploração, terão um recurso  muito importante que vos pode ajudar para ultrapassar o óbice financeiro.



7 -  Votos de bons investimentos e sucesso na agricultura!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM