Plantas Aromáticas e Medicinais (1)


José Cabrita disse:

"Antes de mais boa tarde.
Estou a enviar este email na tentativa de que me ajude a dissolver
algumas dúvidas que tenho em relação ao PRODER.
Sou um jovem de 22 anos que reside no baixo alentejo e frequento uma
licenciatura em Gestão de Empresas. Há algum tempo para cá foi se
desenvolvendo em mim uma vontade de fazer algo empreendedor e que
tenha alguma hipótese de dar certo. Analisei muito por alto as
hipóteses e encontrei um "nicho" que achei muito interessante e que
pelo que me disseram apresentava alguma rentabilidade. Este nicho
seria a produção de plantas aromáticas e medicinais. Pelo que fui
encontrando na Internet e por uma reportagem que vi num programa de
televisão fiquei com a sensação de ser algo bastante interessante e,
melhor ainda, não necessita-se uma grande área de exploração. Por isso
aqui vai a minha 1ª QUESTÃO: Será isto mesmo verdade de ser um dos
tipos de produção que melhor rentabilidade dá e que apenas se precisa
de alguns hectares (4 ou 5 pelo que vi) ?
2ª QUESTÃO: Existe realmente probabilidade de através de uma
candidatura ao PRODER eu conseguir realizar este projecto? Até que
valores eles podem financiar?
3ª QUESTÃO: Não tenho o terreno para a criar da exploração, é possível
comprar ou arrendar o terreno através do PRODER? Como está a "Bolsa de
terras" que o governo ia criar ou já criou, é que não encontro nenhuma
informação a cerca disso.
4ª QUESTÃO: Pessoalmente acha este tipo de exploração viável ou
aconselharia me outro tipo de exploração.

Agradeço desde já a resposta, e não querendo abusar ainda mais da
paciência, cumprimentos."

 

Comentários:

Seguem a "dissolução das dúvidas" relativamente a investimentos em Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e ProDeR:

1.ª) As PAM são uma atividade rentável e exportadora, o que se enquadra no perfil de atividades que Portugal precisa desenvolver para reestruturar a sua economia. As explorações com 4 a 5 ha de PAM geram niveis de rentabilidade muito interessantes, sobretudo em regiões com forte aptidão de clima para esta atividade como é o Alentejo.

2.ª) A Espaço Visual tem elaborado muitos projetos de PAM ao longo de todo o território nacional, para instalar jovens empresários agrícolas através das ajudas previstas na ação 1.1.3. do ProDeR. Para a região em causa o nivel de apoio ao investimento é de 60%, havendo um prémio de 1.ª instalação de 30000 euros (este valor é pago à cabeça, antes do inicio do investimento).

3.ª) O ProDeR apoia investimentos, isto é, analisa projetos, contrata ajudase analisa pedidos de pagamento, pelo que, não cria as condições de acesso á terra para o jovem obter acessso à terra. Terá de procurar através de amigos e conhecidos o contato de proprietários de terrenos agrícolas, os quais não tenham perfil ou disponibilidade para os explorarem e tentar o seu arrendamento ou no caso de possuir capital, a sua compra. A Bolsa de Terras tão cedo não o poderá ajudar porque a lei está em estudo na Assembleia da República, precisará ser aprovada, publicada e regulamentada para ajudar os jovens que querem ter acesso á terra para se instalarem como empresários agrícolas.


4.ª)  Aconselho que conheça a atividade das PAM, os seus ossos de oficio e verifique se tem vocação para a abraçar e ser o seu projeto de vida. O meu amigo, Eng. Luís Alves, que recebe voluntários no Cantinho das Aromáticas com  o objetivo de formar/dar estágio  os/aos potenciais jovens empresários, já recebeu alguns que, passado pouco tempo desistiram. porque concluiram que não era nesta a atividade que queriam empenhar as suas vidas.
Exemplos de alternativas: apicultura, frutos vermelhos, porco preto alentejano, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM