Qual a maneira de realizar um projeto agrícola sustentável e rentável?

Benjamim Soares disse:
"Boa tarde Sr. Eng. José Martino,

Antes de mais gostaria de o felicitar pelo blog , onde encontrei informação de forma explicita que procurava e estava difícil de encontrar.

Eu como muitos jovens fiquei recentemente desempregado, com o panorama geral encontra-se difícil de encontrar um trabalho. Então comecei a pensar num negocio e o que gostaria de fazer para ocupar o meu tempo e realizar o meu sustento.
Foi entao que comecei a pensar na agricultura, como tenho na familia um pequeno produtor de amoras (primeiro ano de cultivo) e outro com um sistema de hidroponia para consumo próprio. Foi um passo até pensar na ideia que tenho em mente ainda numa fase muito embrionária e com pouca informação ainda recolhida, por isso decidi escrever-lhe para ver se me pode ajudar de maneira que possa recolher mais informação e apoios para poder realizar um projecto sustentável e rentável para mim.

A ideia referida consiste em encontrar um terreno agrícola com cerca e 3 hectares sendo divido em dois tipos distintos. O primeiro cerca de 1 hectare com estufas com sistema hidroponia para um cultivo onde possa ter um rendimento ao longo do ano. Este espaço com o cultivo de pepinos ou feijão verde dependendo da produtividade.
Os outros 2 hectares tinha na ideia o cultivo de amoras e framboesas esta ultima especialmente pela menor exigência a nível de clima, mas depois de ler o seu blog vejo que escreve muitas vezes sobre o mirtilo algo também a ponderar.

Sendo esta ideia tem surgido algumas questões.
A primeira onde seria um bom local para ter a plantação, tendo condições de terreno e clima adequados, eu vivo no grande Porto algo que não fosse muito longe para não ter gastos excessivos em transporte.
A segunda é em termos financeiros para a construção das estufas e preparar o terreno para o cultivo dos produtos acima referidos, não tendo capital necessário como seria viável seguir em frente com a ideia, sabendo que posso recorrer a ProDeR e onde posso informar-me melhor sobre isso.
A terceira a falta de formação na área, onde poderei encontrar suporte para isso e ajuda para poder elaborar o projecto de uma forma viável e quais poderão ser os custos.
A quarta e ultima é como poderei encontrar informação onde posso vender os meus produtos e preços médios pagos ao produtor, pois produzir e não ter mercado assusta um pouco.



Agradeço desde já a sua disponibilidade e também peço desculpa por ter mandado um email igual ao comentário.

P.S. Sabe quando vai voltar a fazer um seminário como o de 30 de Junho?

Com os meus melhores cumprimentos,

Benjamim Soares"


Comentários:

1 - Deve explorar aprofundamente este blog, pois ele contém muita informação sobre investimentos, estratégias e atividades para jovens agricultores.


2 - Deve procurar nos concelhos que constituem o Grande Porto o local para insatalar a sua exploração agrícola. Deve recorrer ao arrendamento de prédios rústicos.


3 - Além das ajudas do ProDeR pode pedir a antecipação do subsídio de desemprego para utilizar como capital próprio no investimento. Elabore um Plano de Negócios rigoroso para determinar os capitais que necessita para investimento e fundo de maneio até equilibrar a conta de teouraria.


4 - Recomendo que estagie nos explorações dos seus amigos/familiares/cinhecidos para conhecer os ossos de oficio de cada uma das atividades agrícolas. A Espaço Visual está a desenvolver estágios em pequenos frutos, apicultura, kiwi, horticultura, floricultura, etc. e verificamos que há jovens que desistem de se deidcarem a determinadas atividades agrícolas porque reconhecem não terem perfil individual paras as suas exigências, como por exemplo,trabalhar dentro de uma estufa a altas temperaturas, colher pequenas bagas dias a fio durante largas semanas, etc. Há muitas pessoas com ideias românticas da agricultura que não conhecem a dureza e a nobreza desta profissão.


5 - Recomendo que contate a eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (sonia.moreira@espaco-visual.pt; 917 075 852) para lhe enviar propostas de honorários para os diversos serviços que irá necessitar, bem como lhe poderá indicar alguns contatos de produtores e comercializadores.  


6 - O Seminário de 30 de junho foi no sábado passado, pelo que, solicito aos leitores que coloquem neste blog os temas que têm interesse, bem como as regiões onde estão interessados que eles se realizem. Desta forma irei ponderar o que irei fazer no próximo futuro

Eliminar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM