A pequena agricultura de fim de semana pode ser rentável?

Nuno Oliveira disse

"Boa tarde

Por acaso encontrei este blog a pesquisar alguma informação sobre criação de projectos agricolas e passei algum tempo a ler varias noticias. Mas rapidamente deixe-me expor o meu dilema. Desde à cerca de seis anos apaixonei-me pela agricultura. Trato de uma horta em casa dos meus pais em Rio Tinto onde produzo vários "mimos" como feijão verde, tomate, repolho, etc... a cultura por "grosso" deixo para fazer aos fins de seman em Vila Pouca de Aguiar, nos meus sogros. Produzimos em quantidade batata (apenas para casa e para dar a alguns amigos) e cebola. Temos arvores de fruto e no passado mes de fevereiro plantei mais cerca de vinte arvores de fruto varidas. A minha proxima batalha a curto prazo será recuperar a vinha em volta dos terrenos da casa e tentar produzir um vinho verde tinto dentro dos padroes da região de amarante ou Ribeira de Pena. O que me esta a incentivar nesta área é o facto de termos váras parcelas de terreno que antigamente eram cultivadas com batata, milho e centeio e neste momento se encontram quase ao abandono (só não o estão porque regularmente ou limpamos ou mandamos limpar os terrenos). Estava tentado a investir num projecto de exploração agricula para dinamizar esses terrenos, mantendo-os asseados e a produzir. Sei que o meu tempo é escasso e prende-se só com os fins de semana e esporadicamente uma ou outra tarde por semana se necesário. Sinceramente, o que me aconselha. Acha que isto teria pernas para andar. Como posso "imaginar" uma coisa destas, com que fundos de apoio e como se estruturam. onde consigo alguma informação clara, que não sejam meros diarios da republica. por fim resta-me dizer que não tenho qualquer formação na área, excepto a minha experiencia e a partilhada por amigos e familiares e algumas formações que efectuo regularmente na Lipor.
Cumps e Obrigado"


Comentários:

1 - Fico muito satisfeito que tenha frequentado algumas ações de formação da LIPOR sobre agricultura. Esta Entidade presta um serviço público de alta qualidade aos cidadãos da área metropolitana do Porto e à agricultura portuguesa.


2 - Que superfície de terreno tem disponivel? (Indique áreas de regadio e sequeiro ou sequeiro que se possa tranformar em regadio pela abertura de furos).  Com estas informações posso dar-lhe "alguns bitaites" sobre o que recomendo que possa desenvolver (para uma opinião mais avalizada teria eu ou alguém da minha equipa de visitar os terrenos para avaliar as condições de solo e clima.


3 - Deve identificar as atividades que mais gosta de desenvolver e verifique se elas se enquadram nas propriedades que possui. Seguidamente faça o controlo das que lhe parecem mais rentáveis e avalie se tem pontos comerciais para valorizar as produções.


4 - Considerações prévias:
Deve dedicar-se a atividade que possa desenvolver ao fim de semana como por exemplo o castanheiro, a cerejeira, etc. Se quiser uma atividade que está na moda dedique-se aos mirtilos ou groselhas. A atividade tem que ser rentável, ter sustentabilidade económica e escoamento assegurado para as produções.
Em função dos seus interesses, superfícies dos terrenos e capital tem disponivel para investir, irei dar-lhe a minha sincera opinião sobre o recomendo que faça.

Tem apoios ao investimento na ação 1.1.2 do ProDeR, 50% de subsídio para investimentos até 24999,99 €

5 - Pergunta-me se a situação tem pernas para andar? Depende de si, do seu querer, acreditar que vai ter sucesso e trabalhar para isso de forma organizada, persistente, sem deixar cair os braços nas horas dificeis de desânimo e insucesso, trabalhando cada fim de semana, melhor que no anterior e no seguinte melhor do que atual


6 - Há um preconceito que deve ultrapassar: não são as pessoas com maior formação na agricultura que têm melhores resultados e sucesso. Estes aparecem com quem pratica o que indiquei no ponto 5.


7- Bom trabalho!      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM