Kiwis Arguta (1)

"Boa tarde Engº José Martino,
em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo excelente trabalho de informação público que presta à sociedade, uma vez que a título pessoal colmata a falta de informação disponibilizada pelas entidades públicas destinadas para o mesmo efeito.
Sou um jovem de 25 anos e os recentes apoios do ProDer aos jovens agricultores parecem-me bastantes apelativos e, como tal, tenho pesquisado bastante sobre um conjunto diverso de temáticas. Contudo, pese embora o facto da minha área ser completamente antagónica à agricultura, não sei que tipo de cultura é mais adequada para o terreno (4ha em Cinfães). Pelo que me fui apercebendo, através de contactos com outros agricultores, o mirtilo domina a dita zona, embora não seja a minha prioridade uma vez que estimo um excesso de oferta a médio prazo, que coincide com o tempo de maturação necessário ao fruto. Neste sentido, se tiver disponibilidade para tal, ficar-lhe-ia bastante grato se me pudesse dar uma indicação sobre que tipo de plantação é mais adequada naquela região e que simultaneamente tenha um bom escoamento no mercado.
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Fernando Monteiro"
Comentários:
1 - O grande objetivo deste blog é mostrar que a agricultura é uma atividade económica, bem como presta serviços públicos, do maior interesse para Portugal. Insere-se numa estratégia pessoal de criação de riqueza, quer pela veiculação de informação de alta qualidade, eficiente e eficaz para quem quer investir na agricultura, quer pela prestação de serviços de assessoria ao investimento, á gestão das explorações agrícolas, ao licenciamento ambiental, à comercialização das produções, etc.
2 - Concordo que são apelativos os apoios do ProDeR para a instalação de jovens empresários agrícolas, embora necessitem de ser complementados com uma linha de crédito de acesso médio e custos controlados, tendo como objetivos o apoio ao investimento e tesouraria.
3 - Para saber o que é mais adequado para o seu terreno deve contratar um especialista em agronomia para o visitar  e avaliar o solo e clima. A Espaço Visual presta esse serviço (contatar a eng. Sónia Moreira: 917 075 852).
4 - Para a cultura do mirtilo dominar a região de Cinfães quantos hectares calcula que nela estão implantados?  
5 - No concelho de Cinfães, conforme os solos e diversos microclimas, dimensões das explorações agrícolas, interesse e formação dos empresários, ligações ao mercado, etc. pode cultivar a vinha, cerejeira, pessegos, nectarinas, ameixas, citrinos, criação de bovinos de raças autoctenes, pequenos frutos, kiwis, kiwis arguta, floricultura, horticultura, etc.
6 - Para alta rentabilidade, fácil escoamento e valorização das produções será de apostar nos kiwis arguta. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM