Mirtilos (13)

Merecem reflexão as palavras do eng. Bernardo Madeira, diretor da revista Agrotec, o qual teve a amabilidade de escrever neste blog o seguinte comentário:

"Acerca da Produtividade do Mirtilo tenho que sublinhar que a produtividade de 30 toneladas por hectare (30ton/ha) é a produtividade que qualquer produtor deve desejar alcançar.
Tal faz-se com mudança de mentalidade, muito estudo e bom senso.
Na literatura estão reportados exemplos de produtividades superiores a essa marca, para tal basta consultar o livro "Highbush Blueberrry Production Guide", livro já antigo, de uma época em que não havia as variedades actuais nem os fertilizantes especiais. As 20 toneladas estão ao alcance da maioria, é apenas querer. Mas esta marca só se atinge em plantações já adultas, mas bem conduzidas desde o início.
Assim, não é mentira dizer-se que o potencial económico da cultura é muito elevado, considerando as 30 toneladas. Pena é que haja empresários que se conformam com as produtividades de 4 e 5 toneladas e não trabalharem para, com as mesmas plantas e as mesmas terras, produzirem 4 e 5 vezes mais. Pelo menos tentar.
Exemplos destes nós encontramos noutras culturas. Como lemos na Agrotec nº2 vimos o exemplo de um produtor de milho que atinge as 24 toneladas de grão por hectare, quando a média nacional é de 7ton/ha e há tanta gente que não passa das 2 e 3 ton/ha, nas melhores terras da Beira Litoral e do Minho.

Não se dirá que é só querer.
Mas querer é o princípio de poder.

Bernardo Madeira (Eng)
Director da Revista AGROTEC
www.agrotec.com.pt "

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM