Mirtilos (18)

Bernardo Mendes disse:

"Boa tarde Eng. José Martino,

Antes de mais, quero felicita-lo pela excelência do seu trabalho e da ajuda que tem prestado através do seu blog.

Recentemente mudei-me de Lisboa para Santarém onde tenho uns terrenos de família com cerca de 3 hectares.

Sempre tive bastante prazer em plantar pequenas arrvores de fruto mas agora que vivo fora de Lisboa, surgiu-me a ideia de utilizar os 3 hectares para o cultivo de mirtilos.

Não sei se me poderia auxiliar nas seguintes questões:

- Qual a cultura mais adequada a esta região?
- Necessito de estufa?
- Conhece alguma empresa/associação que me possa auxiliar prestando apoio agrícola e apoio a nivel de elaboração de candidatura PRODER?
- Para 3 hectares qual seria o investimento médio a realizar?

Muito Obrigado pela sua ajuda"


Comentários:

1 - Para a região de Santarém terá de analisar se o solo da sua propriedade não será demasiado argiloso (faça uma análise mecânica a amostras dos seus solos no ex-laboratório químico agrícola Rebelo da Silva, em Lisboa). Em alternativa pode usar a cultura em hidroponia

2 - Contate na região a Torriba, a Lusomorango, etc. e verifique quais as produções de pequenos frutos que têm interesse em comercializar e verifique se são interessantes as condições que oferecem aos potenciais produtores. 

3 - A Espaço Visual pode-o ajudar na elaboração do projeto ProDeR e na implementação da melhor estratégia para colocar a operação no terreno. Contate a eng. Sónia Moreira através do telemóvel 917 075 852.

4 - Precisará de um investimento na ordem dos 200 000 euros a 300 000 euros para utilizar os seus 3 ha (terá 50% de subsídio do ProDeR + 30 000 euros de prémio de 1.ª instalação, se tiver condições para se instalar como jovem agricultor).

5 - Os mirtilos são cultivados ao ar livre, mas é recomendável que as framboesas e as amoras se façam sob cobertura plástica em tunel ou estufa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM