Nos pequenos frutos está meio mundo a plantar mirtilos?

Elizabete Gonçalves disse:

"Boa tarde Eng. José Martino

Antes de mais deixe-me felicitá-lo pelo seu blog que nos tem ajudado a perceber um pouco mais do mundo da agricultura.

O meu marido possui um terreno em V.N.Famalicão com +-2500m2 o qual pretendíamos explorar eventualmente com plantação de pequenos frutos nomeadamente morango ou framboesa visto ser possível a sua produção no próprio ano. Inicialmente pensamos também na produção de mirtilos, mas pelo que lemos no seu blog dá a sensação que meio mundo está a optar por este tipo de produção.
Se me permite o abuso, gostaria de solicitar a sua opinião nos seguintes pontos:
1. Este tipo de produção seria viável para o terreno em questão?
2. Qual o custo deste tipo de plantação?
3. A partir de que quantos m2 este tipo de produção se torna rentável?
4. Existem cooperativas para a escoamento do produtos? (pois pensamos q se calhar a esta escala não nos será permitida a exportação direta)?
5. Que outro produto podería ser rentavel para a localização e áreas em questão? (ex. Kiwis arguta)
6. Seria de considerar o arrendamento de mais terrenos?

Estariamos também a considerar uma candidatura ao PRODER dado o meu marido possuir 36 anos e se encontrar actualmente desempregado.

Desde já agradeço a sua disponibilidade. Atentamente"


Comentários:
1 - É gratificante  e dá-me satisfação saber que este blog ajuda as pessoas a perceberem melhor o mundo da agricultura. Sinto que o esforço que faço e o tempo que emprego nest e processo estão a ser muito bem empregues porque o seu número de leitores está a aumentar, bem como o número de comentários.


2 - Parece-me muito interessante a produção de morangos, framboesas ou groselhas, mas também dos mirtilos (são muito rústicos, resistentes a pragas e doenças e capacidade de progressão muito grande porque se pode fazer subir a sua rentabilidade pelo incremento da sua produtividade, produção por hectare). Deve fazê-lo acautelando previamente ao investimento a quem irá vender os seus produtos.


3 - Só visitando o seu terreno ou através da análise mecânica do solo (laboratórios: EOR, A2Quimica, DRAPN, Agroideia, etc.) se podem tirar conclusões se possui solo adequado para a cultura dos pequenos frutos.


4 - Para o seu marido obter as ajudas previstas na ação 113 do ProDeR para se instalar como jovem agricultor deve ter uma exploração com a superfície minima de 1 ha (10 000 m2), para tal deve juntar mais parcelas, através de contratos de arrendamento, mesmo que não sejam confinantes com os 2 500 m2 que já possui e dedicar-se a uma ou várias das atividades indicadas. .


5 -O custo de investimento de um hectare de peqeunos frutos ronda os 75 000 euros de investimento. Terá apoio do ProDeR através de subsídio no valor de 90% do custo de investimento (30 000 euros após a assinatura do contrato e 50%  à medida que for fazendo o investimento, pagando as faturas e apresentando os respetivos pedidos de pagamento das ajudas.


6 - Sugiro que para a comercialização consulte, as Delicias do Tojal em Vila Verde, Berrybrothers em Guimarães e Frutivinhos em V. N. Famalicão. Parece-me que também deve testar o valor do mercado local, procurando grossistas nos mercados de Famalicão, Braga e Porto e postos de venda nos mercados municipais da cidade e das limitrofes.


7 - Acho que se estão a implantar muitos jovens agricultores com plantações em pequenos frutos, que há um forte potencial de exportação se as produções tiverem muita quantidade e alta qualidade, é necessário cuidar muito bem das plantas nos primeiros anos e verifico que nem todos os jovens agricultores cuidam bem, como seria desejavel das suas explorações.


8 - Deve controlar se têm perfil para serem empresários agrícolas, visitar explorações já existentes e fazer os contatos comerciais indicados. Bom trabalho. Votos de sucesso empresarial na agricultura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM