Rendas para Apicultura

Daniel disse:

"Agradeço a resposta do Eng.º Martino.

Não lhe sei dizer quanto tempo demorei a ler todo o seu blogue, apenas que foram vários dias (semanas) de leitura e releitura, com 1 a 2 horas por dia dedicadas a isto.

Torna-se fácil ler os posts não só devido ao conteúdo, mas à forma suficientemente clara e objectiva da informação colocada.

Em relação a valores de arrendamentos (tenho a legislação sobre os valores máximos do arrendamento rural, mas isso é no papel).
Na sua experiência, pode-me indicar os valores médios praticados no caso da apicultura?
Conheço quem tenha conseguido arrendar por 1€/colmeia, mas não faço ideia do que é realmente praticado na generalidade dos casos.

E, para a instalação de uma unidade primária de extracção (UPP), é necessário construção de raíz, fixa ao solo, com todas as legalidade daí resultantes, ou existem UPP's móveis, como contentores...?

E uma última questão, posteriormente ao inicio da actividade apícola, caso seja pertinente mudar o local de um ou outro apiário, tendo de procurar novo terreno, é possível fazê-lo ou o contrato Proder obriga à permanência nos mesmos locais durante x anos, independentemente desses locais terem, por qualquer motivo, deixado de estar aptos à apicultura?

Cordiais cumprimentos"


Comentários:

1 - Da minha experiência retiro que os valores para as rendas dos terrenos para a instalação de apiários são muito variáveis, desde valores simbólicos até um euro por colmeia (renda superior aos 1000 euros por hectare de superfície efetiva para instalar as colmeias). Para negociar as rendas com os proprietários é necessário avaliar bem o custo de limpeza e preparação dos locais para colocação das colmeias, quanto maiores forem estes custos, mais baixas devem ser as rendas.

2 -  O ProDeR aceita que possa mudar os locais dos apários, desde que previamente à mudança faça a proposta formal e justifique-a (os locais terão de cumprir a legislação para a instalação dos apiários)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM