Tenho propriedades, gosto da agricultura, não tenho a noção como desenvolver a agricultura!

O leitor Nuno Oliveira fez o seguinte comentário:

Bom dia Eng José Martino
Obrigado pelas repostas que me deu e pelo contributo que presta com este blogg. Possuimos várias parcelas de terreno na mesma zona mas separadas entre si. Embora todos os terrenos antigamente fossem cultivados com batata, milho e centeio. Temos tambem alguns "lameiros" que usavamos para as juntas de vacas pastarem. Temos ainda um terreno com cerca de 1000m2 que tem pinheiros, carvalhos e castanheiros (tipo monte)onde vamos buscar a lenha para casa, outro com cerca de 800m2 que de igual modo não esta aproveitado porque passam no terreno linhas da EDP e tem um poste a meio e segundo me disseram não podem lá ser plantadas arvores.
Como lhe disse, temos bastante terreno, não temos é noção ou formação para desenvolver as coisas. Tenho vontade e não tenho medo de trabalhar nem penso nisto como forma de ficar rico. Penso nisto como forma de ter os terrenos "arranjados" e a produzir como ja estiveram antigamente e como forma de aproveitar o prazer que me dá a agricultura ensinando os meus filhos desde pequenos a usofruir de tudo o que a terra lhes dá, do contacto com a natureza, e acima de tudo do previlégio que tem de poderem ter esse contacto.
Vou-me mantendo em contacto e vou passar a ler de forma assidua o seu blogg. Um bem haja por tudo que faz pela nossa agricultura, precisavamos de mais pessoas assim para voltar a desenvolver um dos nossos patrimonios mais importantes.
Cumps"


Comentários:

1 -  Agradeço as suas simpáticas palavras no comentário acima.


2 - Peço-lhe que faça a identificação das suas propriedades agrícolas ("várias parcelas de terreno na mesma zona mas separada entre si) nos mapas do google e a respetiva medição e posteriormente, me desse nota destes dados. Com as indicações do número de  parcelas, com a respetiva superfície, a aptidão de solo (regadio ou sequeiro), eu posso fazer um exercicio teórico de tentar propor um ordenamento cultural, proposta de culturas/atividades para desenvolver nos fins de semana e férias, apontando algumas estimativas de custos de investimento e valores de rendimento.


3 - Deve pensar em rentabilizar o tempo e o dinheiro que emprega na agricultura porque caso contrário, corre o risco de rapidamente cessar a sua atividade agricola. Falo-lhe da minha experiência pessoal, se a minha produção agrícola não for rentável, a minha mulher pressiona-me para deixar esta atividade e corro o risco dos meus fihos a abandonarem. Pelo contrário, quanto mais dinheiro ganhar na agricultura, mais interesse gera na família e mais alta probabilidade de haver continuadores.


4 - Seria um exercício muito interessante pensar e delinear uma estratégia para ficar rico com a agricultura. Conheço alguns, poucos empresários, que o fizeram ou estão a implementar com sucesso. A primeira atitude para ter sucesso é acreditar que irá ter sucesso.


5 - Trabalho todos os dias com o objetivo de tornar a agricultura empresarial e um forte pilar da economia portuguesa e por isso, espero que os meus comentários o possam motivar a fazer parte do grupo de "...pessoas que estão a desenvolver um dos nossos patrimónios mais importantes".      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM