Tenho terrenos, acha que posso fazer agricultura empresarial?

Maria João Tavares disse:

"Boa tarde, a minha familia possui alguma terra no concelho de Abrantes, próximo de Vila de Rei, com levadas de água e teria um enorme gosto em rentabilizá-la na agricultua ou fruticultura. Nenhum de nós tem conhecimentos práticos ou formação na área e não tencionamos ir viver em permanência para junto da terra, pelo que teriamos que delegar a exploração da terra em terceiros. Atendendo à sua vasta experiência, gostaria que nos desse a sua opinião, se ainda assim poderiamos esperar ter sucesso e, nesse caso, que sugestões nos poderia dar? Muito obrigada"


Comentários:

1 - Uma das soluções seria colocar os vossos terrenos agrícolas na bolsa de terras e arrendá-las a quem estiver vocionado para a agricultura, eventualmente agricultura familiar (o empresário e a sua família exploram e trabalham a terra)


2 - A outra alternativa será realizarem o investimento nas vossas terras assumindo o estatuto de empresarial. Neste caso, a exploração terá que uma dimensão a atividade que suporte os custos da mão de obra executada por assalariados. Da vossa parte exige pelo menos o acompanhamento semanal para verificarem os trabalhos que foram realizados e os que serão feitos na semana seguinte.


3 - O tipo de agricultura descrito em 2 é o que mais me agrada e aquele que acho que terá mais futuro porque tem rentabilidade que permite pagar a mão de obra executada por terceiros e os riscos e trabalho do empresário.


4 - Para a agricultura empresarial é preciso além de ter as terras haver pessoas com perfil para o risco e para a gestão do negócio: alguém que vá recolher informação sobre as atividades, visitar as explorações de sucesso, que junto com os técnicos faça o planeamento dos investimentos, que tome decisões sobre o nivel de risco que vai  assumir, que faça a gestão do pessoal, que junto com o técnico faça o acompanhamento da evolução das atividades e tome as decisões que a parte técnica lhe coloque para assumir, controle a gestão finaneira, etc.


5 - Na minha opinião, a fruticultura é uma atividade excelente para investimento empresarial com acompanhamento semanal por parte do empresário. Exige que se trabalhe numa escala minima para este efeito: 20 hectares para macieiras ou pereiras, 15 hectares para cerejeira, 8 hectares para kiwis, 3 a 4 hectares para pequenos frutos (mirtilos, framboesas, groselhas, kiwis arguta etc. Pode começar com menor dimensão, mas ao fim de 4 a 5 anos deverá estar na escala minima indicada.     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM