O que fazer com os terrenos de família para evitar custos de manutenção e dores de cabeça?

José Serôdio disse:

"Boa Noite.
Chamo-me Jose Serôdio e tenho um terreno irregular com cerca de 2 Ha na Freguesia de Soalhaes, perto do Marco Canaveses. Pertence a uma quinta de familia com 1,5 ha aonde também plantamos recentemente 350 videiras.
Após uma experiencia de plantar em 1ha arvores para fazer apenas um bosque, queria aproveitar os restantes terrenos com uma cultura que não tivesse grande manutenção. Debato-me com o problema generalizado de não pretender fazer da agricultura um modo de vida, mas ter terrenos demasiados grandes ( ao todo 3,5 ha ) para cuidar deles de uma forma amadora. Só para a limpeza anual é uma dor de cabeça.
Gostaria de alguns conselhos da melhor forma de aproveitar o terreno e se possivel rentabiliza-lo.
Desde já agradeço a colaboração possivel"

Comentários:
1 - A terra agrícola apesar de ter imenso potencial produtivo e de criação de riqueza é um fardo pesado e centro de custos para quem não está vocacionado para a explorar.


2 - Nos casos elencados em 1. defendo que os seus proprietários devem recorrer á bolsa de terras para colocarem no mercado de arrendamento e assim cumprirem três importantes objectivos: a sua manutenção deixa de ser um custo, gera riqueza e contribui para o desenvolvimento económico de Portugal.


3 - A melhor forma de rentabilizar o terrreno é disponibilizá-lo/arrendá-lo através do serviço que a Espaço Visual de colocar terrenos em jovens agricultores que se querem instalar na atividade (contatar Eng. Sónia Moreira, telemóvel:917 075 852) ou no próximo ano através da bolsa pública de terras 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM