Crédito bancário de apoio à agricultura

Ricardo Santos disse:

"Obrigado pelo esclarecimento sobre o IVA, eu possuo fundo de maneio para seguir em frente com o projeto, mas se pudesse receber o IVA era uma mais valia.

Aproveito também para acrescentar que o BPI também possui uma linha de credito conjunta com a John Deere para aquisição de maquinaria agrícola, há cerca de 2 meses adquiri o meu tractor recorrendo a este financiamento, 50% do valor do tractor a 36 meses com 0% de juros.

Acho bem que a banca comece a olhar para a agricultura com bons olhos pois esta é cada vez mais um dos nossos grandes motores de produtividade nacional."


Comentários:
1 - No caso de empreitadas para plantações ou construções o código do IVA prevê que o IVA possa ser "pago pelo adquirente" e neste caso não há lugar ao seu pagamento, esta é uma fórmula que uso para que os clientes da Espaço Visual imobilizem menos dinheiro com o IVA. Nestas operações devem consultar o Vosso contabilista (a Espaço Visual possui um departamento especializado de contabilidades presta serviço a largas dezenas de empresas agrícolas) porque verifico que há alguns empresários agrícolas que pretendem estender esta estratégia prevista na lei a todos os seus investimentos.


2 - Coto como muito positiva a sua preocupação de boa gestão de poupar nos investimentos e fazê-los de forma rápida, tendo os capitais próprios necessários para os fazer em tempo útil.


3 - É uma lacuna da banca a falta de financiamento dos capitais próprios quer do investimento, quer da exploração, sobretudo em empresas "start up", apesar de mostrarem abertura para financiarem equipamentos. Pela minha experiência pessoal posso afirmar que a banca não apoia os investimentos na agricultura promovidos pelos jovens agricultores. Sou detentor de um grupo de algumas empresas, tenho bom relacionamento com os bancos, tenho dificuldades no financiamento a médio prazo de investimentos na agricultura, embora consiga obtê-lo a curto prazo com pricing no limiar da sustentabilidade para investimentos agrícolas. Neste  sentido apresentei há algum tempo uma petição pública sobre Criação de Linhas de Crédito para Apoio a Investimentos de Jovens Agricultores(http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N28219). Peço a todos os meus leitores que a subscrevam porque a sua implementação pela CGD é estratégica para que baixe a taxa de insucesso na instalação de jovens agricultores (prevejo que nas atuais condições de concessão de crédito, caso esta linha de apoio não avance, a médio prazo, a taxa de insucesso na instalação de jovens agricultores será superior a 50% e os atuais políticos que conduzem a agricultura portuguesa serão responsáveis por este facto).     


4 - Concordo com o leitor Ricardo Santos sobre o papel que a banca deveria ter no desenvolvimento da agricultura, sobretudo no apoio a projetos que promovam economias de escala sob pena da produtividade, exportações e valor acrescentado não chegarem ao potencial económico possivel e desejável para combater a atual crise financeira.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM