Estratégia para instalar jovens agricultores

Nuno Martinho disse...
Exmo. Sr. Engº, José Martino

Tenho acompanhado o seu blog com especial atenção e deixe-me que lhe diga o quanto é positivo ver alguém a falar deste tema com tanto empenho e dedicação, sendo mesmo o único "farol" sério e em condições que encontrei até ao momento.Parabéns por isso.

Não sabendo como colocar as questões no blog envio-lhe o presente Email, na expectativa que me possa dar uma orientação geral.

Tenho 36 anos e encontro-me como muitos, preocupado com o meu futuro e dos meus filhos em especial.

Apesar de eu e a minha esposa nos encontrarmos empregados no sector público, temos tido no ultimo ano fortes cortes em termos de ordenado o que nos levou a considerar pegar em algum dinheiro e amortizarmos uma das nossas casas, situação para a qual o nosso gestor bancário e amigo nos desaconselhou apontando outras alternativas como a criação de um negocio próprio na agricultura e ou turismo, tendo em conta também o meu perfil de empreendedor.

Assim estava gostava de lhe colocar algumas questões à sua consideração que são fundamentais para me ajudarem a tomar uma decisão:

- A nossa ideia, seria já este ano e o próximo investir numa exploração que não obrigasse a uma atenção permanente e que fosse rentável a curto médio prazo, pelo que pensei em árvores de fruto, tendo curiosamente encontrado dados que mostram que importamos cerejas e nozes, e a partir de 2014 equacionar com o novo quadro ou ainda com este porque sei que há zonas com financiamentos abertos, criar pequenas habitações para turismo, nem que fosse numa primeira fase de alojamento local, parece-lhe uma estrategia adequada?

- Quanto aos terrenos estamos com dúvidas pois temos a oportunidade de adquirir na zona do Douro, Cinfães ou em Celorico da Beira...portanto duas zonas muito distintas em termos climatéricos. Sabe o que pode ser mais rentável em cada uma destas zonas?(estamos abertos a encontrar outros terrenos caso conheça, dependendo sempre do esforço inicial)

- Entretanto gostaríamos de perceber qual a rentabilidade média por ha de vários frutos, sabe onde podemos encontrar essa informação e qual o tempo médio que demora cada tipo de produção a ser rentável, ou os custos associados à compra das arvores?

- Também pensamos nos mirtilos, mas estamos com a ideia (talvez errada, não sei) que já haverá muita gente a virar-se para esse tipo de produção,não ficará saturada dentro de pouco tempo?

- Finalmente, acha que ainda vamos a tempo de contar com os apoios de jovem agricultor em termos de Proder?Se conseguirmos o terreno e efetuar a candidatura ate ao fim do ano,acha que ainda conseguiremos qual é a taxa média de aprovação, a espaço visual pode ajudar-nos?

Desculpe tantas questões mas se nos puder ajudar era ótimo.

Obrigado"

Comentários:

1 - Dou-lhe os meus parabens por mais do que estar preocupado, estar disposto em investir e trabalhar em Portugal nestes tempos de incerteza em que necessitamos de líderes à altura dos tempos que estamos a viver e que nos digam, nós que somos ou queremos ser empreendedores: obrigado pelo Vosso esforço em prol do futuro do país e dos nossos filhos! Estamos a fazer o nosso trabalho de colocar  o Estado a funcionar de forma eficiente e eficaz, iremos tramitar os Vossos processos burocraticos dentro dos prazos legais!


2 -  Apesar da minha matriz básica ser o empreendedorismo, não o aconselho a que o faça sem avaliar bem se gosta e tem vocação para a agricultura ou para o turismo. Montar um negócio obriga a que no período inicial se cometam muitos erros, pois existe uma inércia nos pormenores, a qual tem de ser vencida quando temos novos colaboradores e formamos equipas de trabalho. Avalie-se a si próprio e sobretudo, verifique se a sua esposa está motivada para os investimentos porque por experiência própria sei o sacrificio que se passa em casa até conseguir demonstrar que negócios têm sucesso.


3 -  A fruticultura é uma excelente atividade para quem tem disponiveis os fins de semana e férias. Gosto muito da produção de cereja, acho uma excelente oportunidade de negócio para  regiões com aptidão para a cultura porque é exigente no número de horas de frio duarante o repouso vegetativo  para quebrar a dormência (n.º de horas abaixo de 7.ºC entre os meses de novembro e fevereiro).  Acho muito interessante um investimento em pelo menos 10 ha de cerejeiras, planeando a médio prazo ter 20 a 30 ha.


4 - Avalie muito bem o que quer fazer no turismo rural porque terá de o fazer captando estrangeiros, porque em caso contrário terá dificuldades em equilibrar a sua tesouraria, dado que a rentabilidade será a longo prazo. Conheço alguns poucos casos de sucesso no turismo, embora são complemento da exploração agrícola. Verifico que as pessoas acham que o turismo é um negócio com elevado potencial, mas não conheço ninguém que tenha resultados economico/financeiros espetaculares.


5 - Entre em linha de conta com os custos que terá para se deslocar desde o seu domicilio até à  exploração agrícola que venha a implementar, porque os custos com combustiveis e portagens não são negligenciáveis. Coloque este ponto na hora de escolher o local dos investimentos.


6 - Não me canso de repetir a estratégia que devem seguir os potenciais interessados em instalarem-se na agricultura:
a)    Avaliar as atividades para as quais têm vocação, mais intensiva que exige acompanhamento diário nos pormenores (exemplo: produção em estufas, hidroponia, pecuária, etc.) ou atividades que podem ser acompanhadas à semana (exemplo: fruticultura, etc.).
b) Visitar explorações nas diversas atividades para recolher informação sobre os pormenores e aperceberem-se dos ossos de ofício.
c) Decidir local de investimento. Defendo que não tendo terras próprias ou de família devem apostar no arrendamento para privilegiarem a disponibilidade de capitais próprios para o investimento e exploração (os primeiros três anos correm sempre muito, muito pior que aquilo que conseguimos planear e é necessário estar-se preparado para estes tempos dificeis).
d) Apresentar projeto ao ProDeR
e) Estagiar em explorações agrícolas que desenvolvem atividades do mesmo tipo das que vamos investir
f) Fazer o investimento


7 - A Espaço Visual tem uma taxa de aprovação de 95% para a primeira submissão dos projetos. E 100% para a submissões seguintes.


8 - Para melhor perceber como deve ultrapassar os pormenores de todas as suas dúvidas marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM