Quando terminarão os apoios para jovens agricultores?

Menezes disse:

"Bom dia Eng. Martino,

Devido ao estado do nosso pais, já ouvi muitos rumores de que o Proder está sem verbas para quem esta a instalar-se como jovem agricultor, e que possivelmente estes apoios deixaram de existir em 2013, esta informação se for verdade é muito mau para quem esta a instalar-se como jovem agricultor, e para quem tem os projectos em analise. Com a sua vasta experiência em projectos e contacto com o Proder, esta "clausula rumorista" definisse como verdadeira? caso seja verdade, porque que ainda têm as candidaturas em aberto? que futuro terá as pessoas que pedem ajuda para a instalação de jovens agricultores? qual é a viabilidade para tal?

Menezes

OBs: Muitos parabéns pelo seu trabalho, são pessoas como a Eng. Martino que deviam estar na linha da frente à fazer gestão da agricultura Portuguesa."


Comentários:

1 -  As questões que coloca são de díficil resposta tendo em conta que há um orçamento para a  ação 1.1.3 do ProDeR (instalação de jovens agricultores) e todos os dias são submetidas candidaturas que tentam captar apoios (o máximo por projeto é de 250 000 euros+prémio de 30 000 ou 40 000 euros). O maior ou menor período de tempo em que as candidaturas estarão abertas depende da maior ou menor adesão dos jovens a estes apoios.


2 - Que os apoios terminarão em 2013 não tenho dúvidas porque o quadro de apoio termina a 31 de dezembro de 2013. E a minha experiência dita que o seguinte, na melhor das hipóteses, não arrancará antes de finais de 2014.


3 - Se for possivel a transferência de verbas, seria preferivel utilizar as verbas recuperadas da ação 1.1.1, modernização e capacitação das empresas agrícolas  na ação 1.1.3, instalação de jovens agricultores, do que abrir um novo concurso para a ação 1.1.1. Parece-me que será um erro político grave, nesta altura em que o desemprego dos jovens atinge taxas que considero inaceitáveis para um país moderno e com futuro, se os apoios aos jovens agricultores terminarem antes do indicado em 2.


4 - A execução da ação 1.1.3 em 4 de outubro de 2012, indica o seguinte:
- Taxa de compromisso: 102%
- Taxa de contratação. 94%
- Taxa de execução: 45%
O términus das candidaturas está dependente dos jovens agricultores que têm contratos com o ProDeR conseguem exceutar os seus investimentos. Creio que o poder político tem grande  responsabilidade na baixa taxa de excecução dos investimentos porque os bancos não concedem crédito a "start ups"e a CGD não implementou as linhas de crédito para apoio aos investimentos na agricultura dos jovens agricultores (ver petição pública).


5 - Com base no indicado em 4, na minha opinião pessoal, a manter o ritmo de submissão de candidaturas dos útlimos 6 meses, haverá apoios para mais 4 a 6 meses.


6 - O ProDeR tem mecanismos para dirrimir o acesso aos fundos financeiros,caso os pedidos sejam superiores ao orçamento, estão previstos no aviso de abertura.


7-  Acho que está no tempo de gente séria, com estatuto moral, competente, com ideias e capacidade de liderança, assumir responsabilidades na liderança política de Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM