Quando terminarão os apoios para jovens agricultores? (2)

Nuno Alves  disse:

"Boa noite,
Taxa de contratação 102% na acção 1.1.3. significa que não vale a pena ter muitas espectativas na apresentação de novas candidaturas.

Não digo isto com qualquer tipo de alegria pois apresentei candidatura para 3 ha de terreno em meados de Setembro e que estava com todas as esperanças de começar a trabalhar a tempo inteiro a partir do próximo ano. Assim mais vale mesmo é pensar em emigrar e deixar as silvas crescerem nestes terrenos.

As coisas não estão nada fáceis mas assim nem sequer vale a pena pensar em projectos, só é pena não saber disto há mais tempo.

Cumprimentos"


Comentários:

1 - Caro leitor Nuno Alves, creio que está a tirar conclusões precipitadas porque a Ação 1.1.1, modernização e capacitação das empresas agrícolas (ajudas a agricultores e agro industria) tem a mesma taxa de contrataçaõ e execução,  e abriu ontem mais um concurso para submissão das candidaturas. Infelizmente, há muitas desistências de projetos contratados e por cada 100 euros de apoio contratado creio que só se conseguem justificar entre 50 a 70 euros.


2 - Conclusão, se apresentou o seu projeto em setembro, a correr normalmente o processo de análise da sua candidatura,  irá trabalhar a tempo inteiro, na pior das hipóteses, a partir e março do próximo ano, tirando partido das ajudas para se instalar como jovem agricultor.


3 - A gestão do ProDeR, assim como os responsáveis políticos estão a trabalhar de forma muito profissional para devolver à Comissão Europeia o minimo de apoios disponiblizados a Portugal, isto é, estão a contratar ajudas em overbooking (acima do orçamento disponivel) porque é histórico em Portugal, ditada pela experiência de 26 anos em que existem ajudas ao investimento na agricultura, uma quebra de 20% nas ajudas contratualizadas, entre desistências de última hora e não justificação de investimento. Na minha opinião captaraõ dinheiro os projetos aprovados até á altura em que exista uma taxa de de contratualização de 130%.


4 - Por último creio que os responsáveis irão buscar dinheiro a outras medidas e ações do ProDeR com baixa execução para o colocar na ação 1.1.3., tendo como objetivo apoiar a instalação de jovens agricultores até final de 2013. Se isto não se verificar será um erro político muito grave que a ministra da agricultura não quererá correr porque é necessário combater a elevada taxa de desemprego da população jovem. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM