Duas notícias para pensar


Caros leitores dos meus textos na Vida Económica, nos últimos dias, duas notícias me suscitaram a atenção. A primeira dizia respeito a uma declaração da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, sobre a oportunidade de emprego que existia na agricultura em oposição à falta ou à extinção de empregos que se verifica em todo o país e em todos os outros setores económicos. 

Dito assim, parece que a agricultura vai ser a salvação da economia nacional, o setor capaz de absorver todo o desemprego que existe no país, a Terra Prometida de todos os jovens à procura de primeiro emprego. Eu gostaria que fosse assim. Mas, infelizmente, a realidade é diferente. E é diferente porque o Governo, a Administração Pública não ajuda, apenas trava, obstaculiza, burocratiza, protela.
É paradoxal que a ministra da Agricultura cante loas ao sector agrícola, mas depois os serviços dela dependentes tudo façam para colocar pedras no caminho daqueles que querem contribuir para investir, lançar projectos, criar riqueza e emprego. Deixo aqui um conselho à Senhora Ministra: ponha a casa em ordem e vai ver que a agricultura pode dar-lhe muitas alegrias.
No meu blogue recebo centenas de pedidos de informação, Não descuro um único. Eu sei porque é que isso acontece. Porque estes jovens, estes casais, estes investidores, que querem apostar no sector agrícola, não têm do lado da Administração a celeridade informativa, a recetividade devida, o profissionalismo merecido que podiam e deviam ter. Não culpo os dedicados profissionais da Administração Central, culpo liderança e métodos organizativos que não motivam e não estimulam. Com o meu blogue, faço muito serviço público, que é algo que me entusiasma.
A outra notícia dizia respeito à intenção da RTP de "ressuscitar" o célebre programa "TV Rural", do engº Sousa Veloso. É uma notícia muito feliz e muito oportuna. Nos meus escritos já prestei homenagem ao engº Sousa Veloso. Foi verdadeiro serviço público aquilo que ele fez durante dezenas de anos. Ele foi a cara e o rosto da agricultura portuguesa.
Espero que a RTP saiba encontrar alguém com o seu nível de conhecimento, apenas dedicado a servir a agricultura e os agricultores. Pelo meu lado, vou continuar a intervir na comunicação social e no espaço público, como no meu blogue, para servir os agricultores, a agricultura, a economia e o meu país. Sinto que tenho dado o meu contributo. 

Fonte: Vida Económica (23-11-2012)
           José Martino, engenheiro agrónomo 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM