Isto está mau para fazer agricultura e as ajudas ProDeR para os jovens agricultores

umSerVisionário disse:

"Bom dia.
Em primeiro lugar gostaria de felicitar o Eng. José Martino pelo serviço público que aqui presta, em substituição (possível) do Estado (de todos os governos pós 25 de Abril) por défice de estratégia (nacional e regional) para a Agricultura (que é um sector de actividade!), sobretudo no que toca à tipologia da produção ("o que produzir?") e à localização do profissional na cadeia de valor ("produzir e/ou comercializar?" qual a lógica e os porquês).
A agravar, o facto da nossa estrutura fundiária ser tão fragmentada e a maior parte dos agricultores não serem profissionais (> 95% pelo menos), mas sim de subsistência, exaustos, vindos de uma luta por satisfazer a necessidade mais básica que é a alimentação (sobretudo pré 25 de Abril). Só quem conhece o interior do país e as algumas freguesias das ilhas é que conhece a realidade que falo e que é o verdadeiro contexto de Portugal. A agravar ainda mais o facto de muitas freguesias tenderem para o desaparecimento, fruto da centralização dos investimentos.
Falamos então de Desenvolvimento Rural (que parece um chavão político mas não o é) onde é gritante não haver política nacional e regional. As cooperativas não funcionam (pior, muitas delas servem para encher os bolsos de nomeados pelos partidos para funcionarem como ponto de controlo de poder), não evoluíram para a lógica do mercado global, obviamente que assim não escoam, se é muito mais barato importar. Obviamente que dizer que importamos tudo é mentira, há agricultores com coeficientes de produção do melhor da Europa e do Mundo. Espero que sejam os novos agricultores (jovens com formação) que possam mudar a agricultura, já que este ajustamento económico pelo menos está a servir para isso (esquecendo o Desenvolvimento Rural).

Gostaria então de colocar agora as seguintes questões:

1) A 30 de Novembro, o programa SP1 - Competitividade (= peq. investimentos, modernização e capacitação, e jovens agricultores) evoluiu para uma taxa de compromisso de 103% e taxa de contratação de 100%. Sabe-nos dizer se está prevista uma alocação de fundos que provoque consequentemente a diminuição da taxa de compromisso, permitindo assim a instalação de mais jovens agricultores?. É que concluo a minha formação superior em Agronomia em Setembro do próximo ano e vejo que me calha mal tendo em conta esta taxa de compromisso, esta PAC ter o fim em 2013, e tal como o que disse o engenheiro num post anterior, a deadline de 4 a 6 meses para a aprovação (contratação) de novos projectos. Será que devo então apresentar um projecto (jovem agricultor) no primeiro ou segundo trimestre de 2013? Se for aprovado, o Estado tem obrigatoriedade de ter fundo para a execução a 100%?

2) Tentei obter a resposta à pergunta mas não consegui: O prémio de instalação é pago quantos meses após a aprovação do projecto? A dinâmica do investimento e reembolso consequente de 3 em 6 meses percebi globalmente, aqui, pelos seus posts.

Obrigado e peço desculpa pelo texto longo,
Artur Pinhata,
Vale do Boi, Alfândega da Fé"


Comentários:

1 - Entendo que todos temos de trabalhar com a realidade e especificidade das agriculturas de Portugal para obtermos melhores resultados: a dimensão das explorações, parcelamento, agricultores, empresários, formação, ministério da agricultura, etc. e que devemos trabalhar, montar processos para obter melhores resultados. Pela minha pessoa posso afirmar que faço o que está ao meu alcance e "mais alguma coisa...", tento inovar, romper, improvisar, tentar, convencer, escrever, falar, persuadir, atuar fora da caixa, etc. com o objetivo de criar massa crítica, um grupo de gente de boa vontade para formar uma equipa que mude a realidade. Temos de conseguir que as pessoas tenham competências para desenvolverem com sustentabilidade económica e ambiental as sua explorações agrícolas.

2 - O desafio é: com a realidade que cada um de nós tem pela frente, deve fazer mais e melhor! Não são os outros, não é o ministério da agricultura, não são as cooperativas, é cada um de nós. "O que posso concretamente fazer por Portugal, pela minha região, pela minha terra, pela minha família, por mim próprio?" = "O que posso fazer de excelente pela minha pessoa?"


3 - No subprograma 1 do ProDeR, apoios ao investimento na ótica da competitividade, há uma taxa de compromisso acima de 100% porque o governo decidiu e bem, aprovar projetos em overbooking porque infelizmente a taxa de execução dos investimentos na melhor da hipóteses é de 80%, ou seja se o governo tivesse decidido não correr riscos, aprovando os projetos de acordo com o orçamento disponível, teria muitos milhões de euros para devolver a Bruxelas, porque a União Europeia adianta ajudas e caso não sejam gastas terão que ser devolvidas e serão atribuídas a outros países.


4 - Acho que deve submeter o seu projeto no primeiro trimestre de 2013 porque dentro do quadro da previsão possível é de contar, por um lado há desistência de projetos e noutros casos, há subinvestimento, os valores apresentados nos pedidos de pagamento são muito inferiores aos valores orçamentados e contratualizados. O seu projeto sendo aprovado e contratado, porque há orçamento disponível, ou seja, está assumido que o Estado Português lhe irá pagar as ajudas nas condições indicadas pelo contrato de ajudas.


5 - Após receber o contrato assinado, será disponibilizado na base de dados do IFAP o quadro para carregamentos dos pedidos de pagamento do prémio das ajudas e este sendo submetido, dentro de 1,5 a 3 meses terá o valor do prémio de instalação como jovem agricultor creditado na sua conta bancária  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM