O que fazer numa sociedade agrícola com dois cunhados?

Carlos Baptista disse:

Boa noite Sr. Engenheiro

Tenho um terreno com cerca de 3 hectares na região de Montemor-o-Velho e estou a pensar candidatar-me a um projecto do proder! Tenho 30 anos e um emprego a full-time mas este projecto seria para seguir numa sociedade com os meus dois cunhados. Também dispomos de maquinaria agrícola e alguma experiência! Poderia dizer-me qual seria na sua opinião o melhor produto para apostar, qual o que melhor se adapta ao clima, o mais rentável e o mais fácil de escoar!? Os mirtilos serão viáveis!? E os kiwis!?
Obrigado e Parabéns pelo seu trabalho..."

Comentários:

1 - Para um investimento num terreno com 3 há terá de pensar em culturas intensivas como por exemplo, os pequenos frutos (morangos, framboesas, mirtilos, etc.) floricultura em estufa, etc.

2 - Defendo que devem elaborar um plano de negócios mesmo que sumário (existem na net diversos modelos que podem utilizar como matriz) com o objetivo de determinar o nível de rentabilidade e de resultados que irão obter. Serão três sócios pelo que devem obter resultados e lucros para distribuir que sejam interessantes para todos. Em conclusão, devem investir e trabalhar para ter resultados que sejam importantes para três pessoas/empresários. Pela minha experiência posso afirmar que quando começamos não acautelamos estes pormenores e passados alguns anos o projeto falha porque nenhum dos sócios está satisfeito com os resultados porque estes seriam interessantes caso se fosse um único empresário.

3 - Para kiwis devem pensar em começar com uma exploração de 10 ha, sabendo que dentro de 4 a 6 anos terão de passar para 20 a 30 ha.

4 - Os 3 ha são interessantes iniciar uma exploração agrícola em pequenos frutos, a prazo terá de caminhar para os 4-8 ha.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM