Tenho terreno e análises, que culturas recomenda?

 crash pad dummy disse:

"Boa tarde Eng. José Martino,

Enviei este comentário há algum tempo, mas como não vi nenhuma resposta no blog, envio-o de novo para o caso de ter sido mal enviado.

Tenho andado a seguir desde há alguns meses o seu blog e fiquei muito surpreendido por verificar que há muita gente a querer enveredar, aparentemente sem experiência, no mundo da agricultura. Talvez como refúgio da crise, por outros sectores terem perdido interesse, seja como for, parece-me uma área a desenvolver e na qual, também eu, estou agora interessado. Assim, tenho disponíveis dois terrenos com cerca de um hectare cada para iniciar uma exploração agrícola. Ambos os terrenos têm água. Mas, levei amostras para análise ao solo dos dois terrenos e o resultado foi que ambos têm mais de 80% de terra fina, são pesados e pouco ácidos. Um deles tem uma vinha velha em parte do terreno e o outro produziu regularmente milho. Para ajudar, os terrenos encontram-se no concelho de Figueiró-dos-Vinhos onde as geadas são frequentes e a humidade no Outono já é elevada.
Depois de navegar na internet, nomeadamente percorrendo o seu blog, despertaram-me curiosidade o mirtilo, o kiwi, a romã, a framboesa e outros frutos vermelhos. Li alguns artigos/manuais/conselhos sobre a produção de cada um destes frutos e chego sempre à mesma conclusão, quando não é o terreno que é inadequado, é o clima.
Apresentado o cenário, gostaria de saber se de facto existe alguma cultura que se possa adequar a estas circunstâncias. Não pensei noutras fruteiras mais comuns (pomar, olival, vinha) porque me parece que é nos nichos de mercado que obterei rentabilidade numa área tão pequena.
Se for possível, e se estiver no âmbito do seu blog, gostaria de ter uma sugestão sua de uma cultura ou culturas que tornem possível o aproveitamento desses terrenos de forma eficiente.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Silva"

 
Comentários:
 
1 - Não fique surpreendido por haver muita gente que se interessa pela agricultura, ela está na moda, agora jornalistas e comentadores estão arvorados em especialistas em agricultura, até o célebre Prof. Marcelo leva pelo menos dois domingos seguidos que fala sobre agricultura no seu programa da TVI.
 
2 - A análise indica solo pesado. Nas análises que efetuou pediu a análise mecânica.
 
 
3 -  Para essa região pode excluir o kiwi por estar situada demasiado a sul. Quanto às restantes, não posso fazer-lhe indicação de culturas/atividades recomendáveis porque não visitei o seu terreno. Nós os agrónomos somos como os médicos, não fazemos diagnósticos sem ver o doente/terreno.
 


4 - Fale com a Eng. Sónia Moreira (917 075 852) se pretender agendar uma visita ao seu terreno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM