Agradeço muito que responda às minhas questões, pois estou com receio de avançar com este projecto e “dar um passo maior que as pernas”!

Carlos Costa disse:
"Boa noite!
Antes de mais quero parabenizá-lo pelo blog, é muito útil e esclarecedor!
Tenho 29 anos e moro em Bragança. Estou empregado, mas sinto a necessidade de fazer algo mais para assegurar o meu futuro, e quem sabe um dia poder deixar o meu trabalho actual. Surgiu a ideia de me dedicar à produção de caracóis. Queria pedir a sua opinião sobre a viabilidade deste meu projecto.
A minha ideia é começar por produzir caracóis para posterior venda à restauração/distribuição. Pretendo numa fase inicial produzir para consumo interno, mas logo que possível produzir para exportar. Numa fase também posterior pretendo dedicar-me á extração da baba de caracol e à produção de caviar de caracol. A minha pergunta é: já que a produção da baba e o caviar de caracol são duas áreas mais rentáveis que a venda, acha que devo dedicar-me a essa actividade desde o inicio, ou devo mesmo deixá-las para uma fase posterior?
Não tenho terreno próprio. Li que acha que o valor das terras vai baixar. Por isso pergunto se acha que devo avançar para a compra de um terreno ou devo esperar e nesse caso tentar o arrendamento? Isto leva-me a outra pergunta. Já ouvi falar da “bolsa de terras” , mas ainda não vi nada em concreto! Sabe o ponto da situação?
Neste momento já estou a elaborar o plano de negócios, para apresentar ao ProDeR. Até agora e juntando os orçamentos estou a contar gastar à volta de 120000€ (sem o valor do terreno). Para ocupar um terreno com uma estufa de 2500m2. Acha que este tamanho de estufa será rentável ou deveria ser maior?
Outra questão é em relação às ajudas a que me posso candidatar! Como já mencionei anteriormente vou candidatar-me à ajuda do ProDeR, mas só me ajudam em 60% do valor total . Hà alguma outra ajuda a que me possa candidatar, para conseguir mais apoio?
Agradeço muito que responda às minhas questões, pois estou com receio de avançar com este projecto e “dar um passo maior que as pernas”!
 
No seguimento do meu comentário anterior , queria saber o que acha da criação de burros da raça mirandesa (lanudos) ? A minha esposa ficou muito interessada nesta ideia depois de saber que eles estão em vias de instinção! A ideia seria para além de tentar preservar a raça, incentivando a procriação, aproveitar o seu leite! Pelo que a minha esposa leu, como este leite é raro e com propriedades muito semelhantes ao leite materno, ele é muito aprecido pela cosmética, portanto a sua produção seria rentável ! Concorda? Se sim acha que deveria produzir para venda para produtos de cosmética, ou montar uma produção de uma linha de cosmetica própria ? Quantos animais acha que deveria adquirir? E a que ajudas ela se poderia candidatar? Há alguma ajuda especifica por ser uma raça em risco? Já agora, comparando o investimento dos caracóis com este, em qual acha que faz mais sentido investir? Fazendo a pergunta de outra forma, se tivermos que optar por um negócio, na sua opinião por qual acha que devemos optar?
Mais uma vez agradeço a sua atenção
Com os melhores cumprimentos"


Comentários:

1- Os caracóis são uma atividade rentável.

2 - Deve fazer um estudo de mercado para saber quais os produtos do caracol que lhe serão mais rentáveis.



5 - O plano de negócios deve ser coerente, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista económico e certamente responderá qual a dimensão que deverá ter a estufa para que o projeto seja coerente.

6 - Na ação 1.1.3 do ProDeR tem as melhores ajudas financeiras públicas para apoiar o seu investimento.

7 - Se quer saber se está a dar um passo maior que as pernas marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).

8 - Qual o rendimento bruto decorrente da criação de burros (produto(s) x preço unitário)?

9 - Quem lhe irá comprar o leite? Quem lhe irá comprar os produtos de cosmética própria?
P. F. elabore os planos de negócios, pois este instrumento irá responder-lhe a todas estas questões que me colocou e sobretudo, irá identificar a atividade que para a sua situação concreta será mais interessante.







Trust Rating
 79%
CloseClose

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM