Horticultura: Que futuro?

Vitor M. Pereira disse:

"Boa tarde,

Exmo. Sr. José Martino,

Mais uma vez felicito este seu blog pela informação aqui disponibilizada, pois nunca é de mais.

Como já é visível em post anteriores iniciei a actividade na agricultura na área do Olival em Trás-os-Montes terra a qual tem muitas potencialidades, em parte a sua beleza natural.
Posso dizer que não foi nem é fácil o inicio bem como a sua manutenção para que tudo corra de forma sustentada e sustentável, pois existe sempre algo imprevisível ou previsível que não corre da forma que estávamos à espera, mas com esforço todo se vai conseguindo, através de vários contactos e muitas reuniões e muito trabalho de campo.

O passado ano foi um ano que apesar das condições que se fizeram sentir até correu bem, onde se conseguiu obter um bom produto “embora não o esperado”, bem como o escoamento do mesmo o que é muito bom.

Dos 13h de terra por agora apenas 8h é que se encontram em produção, sendo que os restantes 3h ainda não produzem, e tenho ainda 2h os quais sem utilização.
Tenho pensado em movimentar mais um negócio do restante espaço que tenho na área da horticultura.

Qual é a perspectiva do Eng.º em relação à horticultura e o seu futuro quer no mercado interno que para exportação, e quais as áreas com mais perspectivas de negocio?

Ainda não fiz o devido estudo de mercadoria nem o plano de negócios, mas já encetei alguns contactos com algumas entidades ainda de que forma informal para o escoamento do (s) produto (s).

Trata-se se uma zona que penso ter alguns ricos se não for produzido na quantidade suficiente, pois fica bastante distante dos centros de distribuição (grossistas, entrepostos, etc.) que em parte estão no litoral.

Uma vez descrito acima qual a visão do Sr. Eng.º sobre a melhor forma para rentabilizar os 2h e em que moldes?

Uma vez que não possuo a devida competência nesta área qual o melhor local que aconselha para tirar uma formação (pois sem a devida competência técnica e pratica não avanço em projectos)??

Desde já grato pela atenção dispensada.

Cumprimentos" 



Comentários:

1 -  Na minha perspetiva deve continuar o caminho que tem estado a percorrer, fazer contatos para se dedicar à horticultura quando tiver algum operador que lhe garanta o escoamento e valorização das suas produções.

2 - Contacte o grupo Sousacamp em Vila Flor e avalie o interesse que podem ter na produção de espargos, avalie o interesse dos resultados económico-financeiros e caso tenha interesse,  verifique posteriormente, se o seu terreno tem aptidão para esta cultura.

3 - A Espaço Visual disponibiliza um estágio formativo em horticultura com a duração de um ano para poder aprender os pormenores da atividade. Contacte o Eng. Daniel Portelo 913 349 389.

4 - A horticultura é uma atividade de grande potencial futuro, creio que se tiver sucesso deverá a médio prazo caminhar para uma exploração acima dos 10 ha. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM