O que faço em projeto ProDeR: antecipo ajuda ou recorro a empréstimo?

José Ribeiro disse:

"Boa tarde Eng. Martino,

tem ideia de qual a melhor forma de obter capital para dar andamento aos investimentos, se por antecipação das ajudas através de uma garantia bancária, ou contratando um empréstimo ao abrigo dos contratos celebrados pelos vários bancos, com vista aos investimentos PRODER?

Cumprimentos"

Comentários:

1 - Na minha opinião, deve ter pelo menos15% do valor de investimento em capitais próprios,  incluindo o fundo de maneio da operação, o qual deve fazer parte do valor do investimento, embora não seja elegível para vir a obter apoio do ProDeR. Defendo que utilize todos os apoios bancários que possa ter acesso para que nunca tenha ruturas na gestão do processo do seu investimento agrícola.

2  - Para o caso indicado em 1. deve optar pelo crédito bancário ao abrigo do protocolo celebrado entre o IFAP e os principais bancos portugueses, porque terá alguns anos para amortizar o empréstimo, podendo e devendo fazê-lo com os resultados do investimento agrícola.

3 -  Deve adicionalmente optar pela antecipação da ajuda através de garantia bancária, pois terá um reforço de condições financeiras para avançar com o investimento em tempo útil, o que é de primordial importância e estratégico para ter sucesso com o seu plano de negócios (o incumprimento dos prazos de investimento gera derrapagens na rentabilidade do investimento)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM