Instalação na agricultura: a importância de um plano de negócios

Vera Durão disse:

"Boa tarde.

Caro Eng. José Martino,

Em primeiro lugar, agradeço a antecipadamente a sua disponibilidade e elogio a iniciativa do seu blog, que acredito, tem dado impulso a muitos novos agricultores. Acabei de descobrir o seu blog e já aprendi imenso aqui.

No entanto, gostaria de lhe colocar duas questões. A primeira está relacionada com um post seu de 27 de Dezembro em que referia que “A Espaço Visual até ao dia 15 de Janeiro de 2013, irá divulgar uma parceria para prestar serviço aos potenciais jovens empresários agrícolas na elaboração do respectivo plano de negócio”. Como no site da empresa não encontro muita informação sobre este aspecto em concreto, gostaria de saber mais pormenores.

A segunda questão é mais específica. O meu marido está de momento desempregado. Nós somos da zona de Lisboa, mais propriamente, Odivelas. Ele está a considerar a hipótese de apostar num pequeno projecto de horticultura em estufa, sendo que tem de momento em vista um terreno (historicamente) agrícola com entre 2-4 hectares e com um furo que garante água durante todo o ano. A capacidade de investimento de momento é um pouco limitada, pois resume-se à soma das prestações de desemprego devidas. O conhecimento é empírico pois somos originários de Castelo Branco e desde criança ele ajudou os pais na vida da horta, além de há cerca de um ano ter uma pequena horta com produção variada para consumo doméstico, como hobby. No entanto, a intenção é realizar formação de técnico de produção agrícola. A dificuldade é encontrar este curso na área da grande Lisboa.

Em termos de escoamento, alguns contactos informais revelam potencial local, nomeadamente ao nível de restauração. A ideia inicial era apostar em algumas estufas (4-6), distribuídas entre alface, tomate e, eventualmente, feijão verde e couve lombarda. No entanto já vi num dos seus posts que para que uma pequena produção seja rentável é melhor que se concentre numa única produção. Isto aplica-se mesmo para este tipo de canais de distribuição, ou principalmente quando se pensa em grandes entrepostos? Existe nesta região algum produto de que tenha conhecimento que haja especial carência ou que ofereça uma melhor rentabilidade, ou algum canal de escoamento de produto que aconselhe em especial?

Sinto que seria de todo conveniente realizar um plano de negócio devidamente estruturado, mas tendo em conta que quanto mais tempo demoramos a realizar a candidatura ao IEFP mais meses de subsídio de desemprego passam e menor será o apoio, não estou certa de o conseguir realizar neste momento pelos nossos próprios meios e a disponibilidade financeira também é limitada, tendo em conta a actual situação de desemprego.

Existe mais algum concelho que nos possa dar, ou mais informação sobre a parceria referida para a elaboração do plano de negócio?

Agradeço a atenção e fico a aguardar a sua resposta.
Melhores cumprimentos,

Vera Durão"


Comentários:

1 - Agradeço o seu post, o qual é de grande pertinência porque não dei mais informação sobre a ação que a Espaço Visual e a Caixa de Crédito Agrícola da Área Metropolitana do Porto irão desenvolver nos próximos meses: prémios para os melhores planos de negócios de jovens agricultores, em duas categorias, uma para incubadora de empresas e outra para público em geral. As inscrições serão no mês de março, a entrega dos planos de negócio será até 31 de maio de 2013. Nos próximos tempos iremos dar mais pormenores sobre este assunto.

2 -  Para se lançarem na agricultura e diminuírem o risco de falharem devem visitar o número máximo de explorações que vos seja possível. Elaborem previamente uma listagem dos pormenores que devem conhecer e após cada visita escrevam um relatório do que viram ( a escrita ajuda a sistematizar a informação e a transformá-la em conhecimento). Aprender com a experiência dos outros é o modo mais barato para se entrar com sucesso na agricultura. Nunca desistam, nem desanimem de perguntar. Para se ter sucesso é necessário muito trabalho, determinação, força psicológica, etc.


3 - Recomendo que visitem o mercado abastecedor da região de Lisboa (MARL) para avaliarem se podem fazer a venda dos vossos hortícolas neste mercado como pequenos produtores autónomos.


4 - Para o vosso mercado alvo devem optar pela diversidade de culturas. Estudem se podem cultivar os espargos pois são uma aposta interessante para o mercado da Grande Lisboa.


5 - Para saber cursos de formação profissional agrícola consulte a CAP, CNA, AJAP, CONFAGRI, etc., bem como as cooperativas e associações da região


6 - Mesmo que vos exija muitos sacrifícios  tentem elaborar o plano de negócios por mais sumário que seja (o que podem ser os custos de investimento, os rendimentos obtidos (produções e valores de venda), os custos de exploração (fertilizantes, produtos fitossanitários, mão de obra, etc.).


7 - Deem notícias sobre a evolução do processo. Bons investimentos e votos de sucesso na agricultura!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM