Morangos em cultura hidropónica

Rogério Gouveia disse:

"Olá boa tarde Engenheiro.
O meu nome é Rogério Gouveia e estou na fase de investigação para dentro em breve concorrer, com 1 projeto de produção de morangos em semi-hidropónia, aos apoios do PRODERAM (é o programa equivalente ao PRODER, aplicado no arquipélago da Madeira). Estava a ler o seu blog pela milésima vez e entao vi esta entrada sobre morangos em hidropónia! Estava a pensar neste tipo de produção porque, de acordo com estudos que tenho lido, origina uma maior produção uma vez que a densidade de plantas pode ser superior. O controlo de pragas é mais fácil, há menor perda de morangos pela podridão queimadura etc. Desta forma contornamos tambem e necessidade de rotatividade das terras. Por fim, mas muito importante, ergonomicamente é um trabalho muito menos exigente. Gostaria de saber se concorda e a sua opinião sobre este modo de produção.
Outra questão prende-se com o investimento necessário. O Engenheiro refere entre 400000 a 750000euros por hectar. Acha que haverá alguma forma de baixar esse mesmo investimento? Estava a pensar em construir as estufas em madeira. Pensei em comprar a madeira tratada e eu proprio com 1 carpinteiro e amigos, fazermos a construção. Acha que seria exequível? Pensei desta forma porque na Ilha da Madeira o clima é mais ameno e a estufa seria para proteger as plantas da chuva e de alguma noite mais fria no Inverno. Cá não existe uma tão grande amplitude térmica durante o ano. Acha que construindo as estufas bem como as bancadas, onde trabalha os sacos de substrato, em madeira e utilizando a mão-de-obra de amigos poderia baixar significativamente este investimento?
Bem acho que já alonguei este meu comentário...
Aguardo e a sua resposta Engenheiro e despeço-me com votos de bons investimentos para todos!
Grato pela sua atenção Engenheiro."

Comentários:

1 - Concordo com a sua análise no que diz respeito às vantagens da cultura do morango em cultura hidropónica.


2 - Na minha opinião, atendendo às condições climáticas da Madeira deveria optar por túneis que lhe custarão entre 3 a 4 euros / m2 e que lhe sairão mais baratos que as estufas em madeira.


3 - Deve fazer um plano de negócios para o seu investimento e analisar que capital irá necessitar para lhe fazer face.


4 - Nunca opte por baixar a qualidade dos materiais, isto é, caso optasse pela madeira, esta vai trazer-lhe problemas de manutenção que no futuro próximo o obrigarão a preocupar-se mais com a sua manutenção do que com o acompanhamento da cultura.


5 - Se não tem capital opte por fazer a cultura no solo ao ar livre e daqui a dois/três anos com o fundo de maneio obtido, cash flow do negócio, faça o investimento na cultura hidropónica.


6 - Bons  investimentos!  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM