Conferência “Fertilização em Mirtilos e novos sistemas de produção”



Conferência “Fertilização em Mirtilos e novos sistemas de produção”


Centro de Artes e Espectáculos de Sever do Vouga, 13 Abril de 2013

A cultura do mirtilo tem despertado fortes emoções, quer em potenciais produtores, quer naqueles que se instalaram recentemente, por um lado, devido ao potencial de rentabilidade da cultura e por outro lado, apesar da forte procura actual por parte do mercado internacional, capacidade exportadora e pela incerteza com que os players indicados acima sentem para o período temporal de médio – longo prazo, dado tratar-se de uma cultura recente, sem tradição de mercado para transacções entre países de grandes quantitativos desta fruta. Neste contexto, o mirtilo pela sua produtividade possui um alto potencial de progressão, o qual virá a compensar, no futuro, eventuais abaixamentos de preços de comercialização que possam vir a ocorrer.

A melhor forma de garantir o sucesso e a sustentabilidade nesta actividade é conseguir implantar bem nas parcelas com maior aptidão de solos e clima para o mirtilo, a custos controlados, bem como fazer a sua exploração de forma irrepreensível, a operação certa na hora certa, a custos baixos, conseguindo altas produtividades e qualidade ímpar das produções. Este objectivo estratégico implica que do ponto de vista do empresário este tenha competências técnicas e de gestão, incluindo técnicas culturais como sejam a poda, rega, etc., se acautele a nutrição da planta de mirtilo, a fertilização quer de implantação, quer de manutenção, tirando partido do melhor que se sabe em Portugal e em Itália, sobre esta tecnologia. Além disso, convém actualizar o estado da arte sobre os novos sistemas de produção com objectivo de se utilizarem em Portugal as tecnologias mais actuais e que produzem melhores resultados.

Assim sendo a AGIM e a Espaço Visual, organizam no próximo dia 13 de Abril de 2013, em Sever do Vouga, a Conferência sobre “A Fertilização de Mirtilo” conforme o Programa existente em http://www.espaco-visual.pt/publicacoes/fertilizacao_mirtilos.jpg. É uma oportunidade para se ouvir de viva voz um técnico italiano experiente e vários reputados especialistas portugueses. Além da transmissão do saber fazer destes peritos que irão elevar o background técnico dos mirticultores de Portugal, podem ser esclarecidos dúvidas e elencados aspectos práticos que são determinantes para o nosso sucesso empresarial.

Fertilizar bem o mirtilo, gera altas produtividades e sucesso. Participa!



Documentos para download:
Programa (...)
Ficha de Inscrição (...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM