Visita de Estudo ao Mirtilo


A forte expansão da cultura do mirtilo a novos players é uma oportunidade que deve ser aproveitada para fazer crescer esta fileira e negócio, sobretudo na vertente de exportação. Para tal, é necessário formar os empresários, dar-lhes conhecimentos técnicos e de gestão, recorrendo a acções de formação profissional, workshops, seminários, visitas de estudo, etc.

As visitas de estudo organizadas para grupos são um poderoso instrumento de aprendizagem porque juntam no mesmo dia, o acesso a pormenores técnicos e organizativos da actividade, a experiência contada na 1.ª pessoa por vários empresários mirticultores, a mais-valia de troca de experiências e ideias entre participantes, quer entre si, quer com a equipa técnica organizadora. Este cocktail de aquisição de conhecimento e de experiência, resultado do dispêndio de um dia numa visita de estudo, é equivalente a muitos dias, meses, por vezes anos, relativos a visitas e experiências, individuais.

Assim sendo, a AGIM e a Espaço Visual acreditam que estão criadas as condições para que seja um sucesso o evento que organizam no próximo dia 25 de Maio de 2013 a “II Visita de Estudo ao Mirtilo: História e Investimento”. Este evento pode ser uma 2.ª experiência para quem participou na visita anterior, poderá verificar a evolução das plantas, plantações e empresários, desde o Inverno, repouso vegetativo do mirtilo e por outro lado, será certamente uma experiência inolvidável para quem entre neste tipo de eventos pela 1.ª vez, a qual passará pela interacção entre o participante individual e o grupo, o qual estará junto durante um dia, dentro do autocarro nas deslocações entre plantações, nas visitas de campo e no almoço.

O programa da visita pode ser consultado em www.espaco-visual.pt.

Cada uma das visitas, programadas ao longo do dia, a determinada plantação/empresário tem objectivos específicos, concretos, que passam por conhecer e avaliar as plantas, variedades, as técnicas culturais empregues, quer na implantação, quer na exploração das plantações, etc. Os participantes, além de verem com os seus próprios olhos e fazerem a sua avaliação pessoal, do mundo do mirtilo, ouvirão as estórias dos empresários e formarão os seus juízos de valor sobre o que deverão ou não fazer, para serem assertivos e terem sucesso à 1.ª tentativa, fazendo bem a implantação e exploração dos mirtilos, mas mais importante, evitando os erros mais comuns que outros já cometeram.

Aceitem o nosso desafio e venham connosco ao espectacular mundo da produção do mirtilo! As informações ou inscrições devem ser realizadas para o e-mail benjamim.machado@espaco-visual.pt  ou telemóvel: 924 433 183.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM