E eu não tenho nada muito concreto apenas a paixão pela terra e a vontade de fazer alguma coisa nesta área da agricultura!

magda disse:

"Boa tarde Eng. José Martino
Foi numa busca pela internet, que encontrei o seu Blog há já alguns meses e que desde então tenho vindo a seguir com bastante entusiamos.

Tenho 33 anos, tirei o curso de Eng. Alimentar ramo viticultura e enologia no ISA. Na altura fiz apenas alguns estágios na área, que gostei bastante, mas devido a circunstâncias da vida comecei a trabalhar numa outra empresa que nada tem a haver com a área agricultura e na qual me tenho mantido. Contudo o "bichinho" por fazer algo na minha área "Alimentar ou da Agricultura" permanece.

Sou residente na zona da Serra d'Aire e Candeeiros, mais propriamente na freguesia de Minde, Concelho de Alcanena, onde meus pais tem alguns terrenos, todos eles ao abandono, são terrenos de pequenas dimensões e dispersos. Existem alguns com áreas maiores, entre 1ha e 2ha mas que se situam na zona da serra onde antigamente estavam plantados pinheiros e/ou eucaliptos mas que os incêndios que ocorreram há alguns anos destruíram. Atualmente crescem lá de forma selvagem mato e plantas e arbustos locais como alecrim, salva brava, rosmaninho, orégãos e algumas espécies de orquídeas, plantas autóctones.

Depois na área que é considerada como área agrícola, temos um terreno de aproximadamente 0,9h mas com possibilidade de empréstimo de um outro terreno vizinho de área igual em que totalizaria aproximadamente 2h. Há alguns anos estes terrenos eram explorados pelo meu avo, tinham pomar e também vinha. Atualmente tem apenas algumas oliveiras. Este terreno tem uma casa que pode servir de apoio. O terreno é calcário e argiloso.

Como disse anteriormente gostaria de fazer algo na área da agricultura e pensei porque não utilizar estes terrenos que estão parados e abandonados e iniciar algo a partir daqui. Não tenho uma ideia definida do que poderia cultivar, pensei inicialmente em algo do género das amoras e framboesas para os dois terreno agrícola uma vez que estas se dão em terrenos calcários, mas não sei se é o tipo de cultura que se dê nesta zona e se é rentável.

Depois pensei também que poderia haver uma maneira de usar os outros terrenos de serra, que são um de 1,9ha, dois de 1h cada, um de 0,79ha e como há tantas plantas aromáticas e medicinais nesta zona que poderíamos explorar essa possibilidade....

Gostaria assim de perguntar se acha que se poderia usar os terrenos de serra, cultivando algo? Se sim que género de cultura? seria viável explorar as plantas aromáticas e medicinais?

Quanto ao outro terreno agrícola, na sua opinião que tipo de cultura poderia ser viável nesta zona para a área que tenho que não é muito grande?

Acha que há possibilidade de fazer algo que me possa dar alguma rentabilidade utilizando os poucos recursos em termos de terrenos que tenho?

Resolvi consultar o eng., antes de consultar uma empresa de consultadoria como a espaço virtual, uma vez que tenho lido imensa coisa no seu blog e tenho visto que tem ajudado muita gente a estruturar ideias, dando a sua valida opinião como profissional. E eu não tenho nada muito concreto apenas a paixão pela terra e a vontade de fazer alguma coisa nesta área.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Melhores cumprimentos."


Comentários:
1 - Cara Colega, é um imenso gosto a oportunidade de poder opinar com base em pedidos de opinião de alguém que frequentou o ISA tal como eu o fiz entre 1981 e 1985.

2 -  Creio que nos terrenos que possui na serra deve fazer o levantamento das plantas aromáticas e medicinais que neles predominam. Por outro lado, faça uma pesquisa na internet sobre este tipo de negócio e se verificar que pode ter interesse neste negócio disponha-se a visitar explorações em Portugal e no estrangeiro para conhecer os pormenores e ossos de oficio desta fileira.

3 - As amoras e framboesas serão uma excelente alternativa para começar com a agricultura se tiver perto de si alguma organização comercial que lhe valorize as suas produções. Faça um levantamento visitando os fruteiros na região e outros operadores hortofrutícolas. Caso tenha jeito para o negócio tente fazer uma comercialização/distribuição local.

4 -  Verifique as produções agrícolas que no passado tiveram sucesso na região, pois pode haver alguma delas que tenha interesse comercial na atualidade e neste caso, terão aptidão no que diz respeito a solos e climas.

5 - No Sábado passado visitei uma exploração de caracóis em Azeitão, creio que esta atividade pode ser uma alternativa que poderá equacionar.

6 - Faça uma análise aos seus pontos fortes e pontos fracos e ganhe consciência das atividades agrícolas para as quais tem vocação e não tenha medo, aposte naquelas em que acredita que a farão feliz. Boa sorte e bons investimentos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM