Com 1,5 hectares de exploração, o que devo fazer?


Bruno Dias disse:

"OS PRIMEIROS PASSOS NA AGRICULTURA.

Boa tarde Engº. Martino

Já a mais de um ano que acompanho o seu blog, que considero ser de elevada utilidade contendo informação importante para quem pouco conhece desta área de negócio.

Já há muito tempo que venho a recolher informação neste espaço e em outros sobre plantações de mirtilos e framboesas. No entanto o conhecimento ainda é pouco, e agradecia a sua opinião em alguns pontos
1 º Estou a ponderar comprar um terreno com cerca de 1.5ha na zona de Viseu, o orçamento é curto não dá para muito mais. A opção arrendar não me parece a viável pois ainda não consegui encontrar um terreno com área e preço a condizer, pois até a produção apresentar rentabilidade ainda demora. Quais os fatores mais importantes a ter em conta na escolha do terreno? 1.5ha será suficiente para ocupação a tempo completo? Tendo em vista no futuro próximo expandir para uma área maior
2º Vou ter que recorrer ao apoio de alguém especializado na área, para não cometer erros logo no início. Estou a ponderar Espaço Visual, no entanto como a distância a Viseu ainda é alguma. Existe alguém com ligação á empresa a trabalhar em Viseu? Ou outra que possa aconselhar.
Obrigado desde já pelos seus comentários
Os meus melhores cumprimentos
Bruno Dias"

Comentários:
1 - Vai cultivar mirtilos ou framboesas? Já tratou de acautelar a comercialização?

2 - 1,5 há para inicio de exploração é interessante, se optar pela cultura da framboesa terá ocupação a tempo inteiro, rendimento no 1.º ano e equilíbrio da tesouraria no 2.º ano, se for pela cultura do  mirtilo terá muito tempo livre, rendimento no 2.º ano e equilíbrio da tesouraria no 4.º ano.

3 - Tendo em vista o futuro próximo. médio prazo, 3 a 5 anos, seria recomendável ter uma exploração com pelo menos 4-5 hectares.

4 - Apesar da Espaço Visual ter sede em Gondomar, trabalhamos a nível nacional, acompanhamos investimentos em todo o território nacional, no fim deste Quadro Comunitário captaremos mais de 1% das ajudas do ProDeR para os nossos clientes, pelo que se a distância fosse uma limitação não teríamos chegado a estes resultados. Temos conhecimento, vamos a todos os países com tecnologia mais avançada para aportar tecnologia para os nossos clientes. Em síntese, se optar pelos serviços da Espaço Visual terá a assessoria adequada para os seus investimentos.

5 - Recomendo que consulte em www.espaco-visual.pt o evento sobre framboesa que a Espaço Visual e a AGIM organizam na próxima semana em Odemira, pelo que, se tiver oportunidade inscreva-se para adquirir mais conhecimentos sobre a hidroponia nesta cultura. Esteja atento ao website da Espaço Visual pois estas mesmas organizações promovem no mês de Novembro, um evento semelhante  relativo à cultura do mirtilo em hidroponia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM