Devo partir para a "aventura" de ser agricultor?

Carlos Fernandes disse:

"Bom dia,

Antes de mais passo a apresentar-me, o meu nome é Carlos Fernandes, tenho 31 anos e resido em Bragança e gostava de esclarecer algumas duvidas consigo, pois estou a ponderar se devo ou não partir para uma "aventura" como agricultor, apesar de já ter conhecimento de causa, pois sou filho de agricultores mas existem sempre receios e duvidas na hora de tomar uma decisão. Embora a ideia esteja só a ser amadurecida, debato-me já com um grande dilema! Ora, somos proprietários de uma parcela terreno com cerca de seis hectares, na zona de Vimioso (Bragança) e uma vez que a dita parcela é composta por uma plantação com cerca de 400 Oliveiras, alguns sobreiros, horta e uma considerável área de lameiro e mato. A questão que aqui se põe é de que forma eu poderia rentabilizar (mais) este terreno, que tipo de projeto eu poderia candidatar? Não podendo esquecer que estou limitado (ou não) por causa das oliveiras.
Antes de terminar, deixe-me felicitá-lo pelo excelente Blog, o qual acho de estrema utilidade e importância para o desenvolvimento e valorização da nossa agricultura, bem como pelo excelente serviço público que presta.

Um bem haja"

Comentários:
1 - Entendo muito bem o que sente, pois por um lado, conhece a realidade da agricultura tradicional, carrega o peso que o silêncio da família lhe coloca em cima dos ombros e sabe o quão difícil é obter sucesso económico - financeiro na agricultura e por outro lado, está consciente que tem de fazer a mudança no sistema de produção na sua exploração agrícola familiar sob pena de não obter rentabilidade e poder no futuro de ter de deixar as suas terras ao abandono.

2 - Decidir é "sentir o frio na barriga" e o desconforto de carregar a incerteza do resultado final quando avança com o investimento em nova atividade agrícola após ponderar as suas vantagens e inconvenientes, tendo como pano de fundo a sua determinação e coragem em tudo fazer para chegar ao sucesso.

3 - Posso transmitir-lhe a minha experiência, tive que aguentar a pressão da família quando decidi optar pelo curso de agronomia quando tive notas para entrar em medicina, queriam o melhor para mim, sabiam que a realidade da agricultura é dura e incerta  caso não se seja organizado, determinado, corajoso e resistente não se tem sucesso neste sector, tive que aguentar a pressão quando falhei e encerrei sociedades agrícolas,  mesmo nos últimos anos nos quais obtive sucesso evidente, tenho que decidir investimentos em empresas agrícolas sabendo que o silêncio da minha esposa, ou aquela expressão "vê lá o que fazes, mas tu é que sabes!", me obrigam a dormir mal pois os processos e os negócios nem sempre correm de acordo com o respetivo planeamento (ela sabe o desgaste pessoal que sofro para liderar os processos nos primeiros três anos de investimento nas start ups quando todos os passos parecem correr mal e conseguir aguentar até ter sucesso).

4- Para melhorar a sua exploração agrícola terá que fazer com que um engenheiro a visite, a analise e lhe transmita as várias alternativas que nela pode colocar. Peça à eng. Sónia Moreira da Espaço Visual  (917 075 852) uma consulta e uma visita à sua exploração agrícola, é o seu trabalho de todos os dias, ouça os conselhos que ela lhe dará. . 

5 - Pratique as indicações que deixo neste blogue para quem quer iniciar-se em novas atividades agrícolas e escolha-as em função  do seu perfil pessoal, vocação e gosto. Dedique-se ao que acredita que dá dinheiro e vá em frente, trabalhe de forma determinada até chegar ao sucesso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM