Framboesas e amoras: acha viavel esta ideia, dará para viver ou vamos enfiar-nos num buraco?


Francisco Conde disse:

"Bom dia Engº
Antes de mais parabens pelas ajudas "gratis" que presta no seu blogue porque o acesso a muita dessa informação encontra-se "vedado" ao comum dos mortais, ou seja um jovem que se queira instalar tem que ter cerca de 2000e para contratar acessoria para algo que devia estar disponivel para todos. Começo por descrever o que pertendemos , somos um casal ela agronoma e eu area de logistica e estamos a tentar elaborar um projeto de 2hect. de framboesas e amoras na area do Pinhal novo, ponto numero 1-o terreno é alugado como devo fazer se tenho que ter o contrato assinado antes de iniciar o processo ou seja vou ter o terreno alugado mais de um ano antes de ter o projeto aprovado ou existe alternativa pois fundos não abundam.
2- acha viavel esta ideia, dara para viver ou vamos enfiarnos num buraco.
3-no nosso caso o apoio que pertendemos é na elaboração financeira(a minha esposa é agronoma e a parte tecnica ela consegue gerir)como vamos conseguir esse apoio com os valores pedidos para essa ajuda.
Por agora não o vou tomar-lhe mais tempo e desde já agradeço toda atenção e disponiblidade.
Francisco Conde"
 
Comentários:
1 - O que me pergunta são dados simples que terão de obter nas visitas a produtores das atividades a que se pretendem dedicar, ou seja, terão de dominar quanto custa o investimento, para o modelo tecnológico que irão utilizar qual a produtividade, custos de produção e necessidades de mão de obra. O valor que obterão pelas produções será indicado pela Entidade que se propõe adquiri-las.
 
2 - Resposta às questões formuladas:
a) Deve ter um contrato de arrendamento que só se torne efetivo à data da comunicação que o projeto foi aprovado. Se os "fundos não abundam" não se torne empreendedor sozinho, faça parcerias com investidores ou organizações de comercialização.
b) A ideia é viável se tiverem estaleca para ganhar dinheiro porque á partida são atividades rentáveis ou seja, terão de ser capazes de fazer a operação certa na hora certa, organizados, rigorosos, resilientes, corajosos nas horas difíceis dos processos de investimento (leia este blogue, tem imensas dicas para se tornarem competitivos. Exemplo: visitem o máximo de empresas de framboesas e amoras e façam perguntas para recolherem informações de todos os pormenores; inscreva-se no dia aberto da framboesa em hidroponia que decorrerá na próxima 6. feira (veja dois posts abaixo neste blogue). Podem viver da atividade.
c) Honestamente: Não sei responder à pergunta 3 porque possuo uma empresa que se dedica a essa atividade
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM