O que poderei cultivar e investir, já que terreno não falta e água também não?

Paula Cardoso disse:

"Desde já quero agradecer o serviço publico que presta no seu Blog e a sua disponibilidade. Tenho tem um terreno com 4ha no Alentejo (Portalegre)queria valoriza-lo após, algumas pesquisas deparei-me com o cultivo do Figo da India ou frutos vermelhos (framboesa, amoras). Para o figo da India achei interessante pois o investimento e a manutenção têm custos reduzidos.
Já agora peço a sua opinião para o que poderei cultivar e investir, já que terreno não falta e água também não."

Comentários:
1 - O que considera valorizar o seu terreno? Melhorar o seu património fundiário (construções, eletrificação, regadio, acessos/caminhos, etc.)? Ou ter nele uma ou mais atividades agrícolas rentáveis ao longo do tempo, médio ou longo prazo?

2 - Qualquer atividade que equacione para a sua exploração deve  passá-la pelo crivo de ter acesso a comercializador sério e credível. Ele existe para as atividades que equacionou?

3 - Na minha perspetiva pessoal a opção por atividades de baixo custo de implantação e manutenção acarretam um risco elevado porque caso sejam negócio interessante rapidamente haverá muitos outros produtores a concorrer com a mesma produção/atividade.

4 - Leia neste blogue as recomendações que faço sobre o que poderá cultivar e investir: verifique se tem perfil, qual a sua vocação, que acesso ao mercado, estrutura de capitais próprios adequados para o investimento e para acesso à banca, etc. etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM