Os projectos que não forem analisados agora pelo ProDeR poderão transitar para o próximo quadro?

Nuno Rodrigues disse:

"Queria colocar uma questão ao Eng. Martino, se me poder ajudar:

O novo programa de desenvolvimento rural 2014-2020 dará ou não alguma prevalência aos projectos que deram entrada no actual ProDeR não tendo sido analisados por falta de verbas (overbooking). Ou Melhor, os projectos que não forem analisados agora, poderão transitar para o próximo quadro?

Parabéns e continuação de bom trabalho!

Cordiais cumprimentos
Nuno Rodrigues"

Comentários:
1 - Decorrente da legislação europeia o novo programa de desenvolvimento rural não pode tramitar candidaturas que sejam apresentadas no presente ProDeR, ou seja, não podem ser apresentadas candidaturas ao abrigo da presente legislação em vigor e pela legislação europeia, estas não podem ser aprovadas ao abrigo de legislação a publicar posteriormente, no futuro próximo.

2 - Os responsáveis do Ministério da Agricultura tentaram negociar em Bruxelas a estratégia que identifica e tiveram de desistir pelas razões que expliquei em 1.

3 - Na minha opinião e pela minha experiência pessoal ao longo de vários quadros de apoio à agricultura, defendo que no respeitante a ajudas do ProDeR "não há fome que não dê em fatura" (ver o post que escrevi neste blogue com este titulo e que ainda se mantém atual) porque, infelizmente, uma grande parte dos promotores que têm na mão contratos aprovados não têm capacidade financeira para executar os projetos em tempo útil, porque precisam de apresentar os 4 pedidos de pagamento que a lei prevê, o que infelizmente não irá acontecer devido ao atraso na aprovação das candidaturas, o que gera escasso tempo útil para realizar os investimentos e receber os respetivos pedidos de pagamento e por outro lado, devido aos próprios atrasos na análise dos pedidos de pagamento, o que acarreta atraso porque é necessário receber o dinheiro dos subsídios para fazer novos investimentos (prevejo que em 2014 os atrasos temporais serão maiores porque nessa altura atingir-se-á a fase critica e  crucial do processo devido ao elevado n.º de processos em tramitação).

4 -Em conclusão quem tiver projetos submetidos ao ProDeR que tenha capacidade financeira e de gestão para executar os investimentos de uma vez só, em poucos meses, no período temporal no final de 2014, corre sérios riscos de vir a ser apoiado captando os respetivos subsídios. É preciso paciência e organização para fazer bem o trabalho de casa e ter sucesso.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM