Instalação de Jovens Agricultores: É melhor o proder ou PDR?.


Manuel Capela disse:
 
"Boa Noite Engenheiro,
Tenho estado atento ao seu blog, e reparo que tem alertado para a necessidade de os jovens agricultores que estão a pensar submeter projectos, que o façam rapidamente. A minha dúvida é: o novo PDR vai reduzir o nível de apoios aos jovens agricultores? Ou apenas vai reduzir de acordo com a vertente de produção (hortícolas, frutícolas, ervas aromáticas, etc).
Todos os dias consulto o site da PRODER mas não tenho encontrado novidades, as únicas informações que tenho são as que o Engenheiro disponibiliza no seu blog.
Atenciosamente, "

Comentários:
1 - Os apoios à instalação dos jovens agricultores por parte do ProDeR podem chegar a 100% ou 90%, conforme os investimentos sejam feitos em parcelas localizadas em zonas desfavorecidas ou favorecidas, respetivamente. Para tal é preciso investir 75 000 euros (40% de prémio + 60% ou 50% de apoio ao investimento).
Com o PDR tal nunca será possível porque o total de apoios é de 85% (apoio à 1.ª instalação+ apoio ao investimento). Ou seja para 75 000 euros de investimento receberá um apoio total de 63750 euros (45 000 euros ou 37 500 euros de apoio ao investimento, conforme as parcelas se localizem em zonas desfavorecidas ou favorecidas e a diferença para os 63 750 euros será o prémio de 1.ª instalação, 18 750 euros ou 26 250 euros, respetivamente).

2 - Para receber pelas ajudas do PDR os 30 000 euros de prémio de 1.ª instalação terão de se investir 120 000 euros ou 85 714,29 euros, conforme todas as parcelas de investimento se situem em zona desfavorecida ou favorecida, respetivamente. O jovem terá sempre que suportar 15% do investimento com capitais próprios ou crédito.

3- Conclusão: para pequenos investimentos na instalação dos jovens agricultores, o ProDeR é mais favorável que o PDR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM