UTAD, pequenos frutos e kiwis (1)



A UTAD, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, prestigiada instituição de ensino superior, sediada em Vila Real, foi hoje palco de uma conferência dedicada a dois temas que me são muito caros: a cultura do kiwi e a produção de pequenos frutos.
O auditório de Ciências Agrárias recebeu algumas dezenas de licenciados à procura do mestrado e olhando para aquele anfiteatro enorme e para o tema proposto, a cultura do kiwi, senti-me dentro de uma máquina do tempo, prestes a regressar ao passado.
Mas, fiquem tranquilos. A agricultura é cada vez menos passado e cada vez mais futuro. Por isso, não me surpreendi com a jovem e numerosa assistência que tinha à minha frente. Tenho-me deparado, um pouco por todo o país, onde tenho feito intervenções públicas, com este tipo de plateias. Por isso, começo sempre por solicitar: "Quem acredita no futuro da agricultura portuguesa, que ponha o braço no ar!".
Talvez por inibição, são poucos aqueles que colocam o braço no ar. Mas aproveito para alertar para o facto de, se a agricultura está na moda, devemos ter bem presente que não se trata de uma actividade fácil. É bom ter consciência disso, antes que a ilusão se transforme em desilusão.
Durante os próximos dias, vou colocar aqui alguns pequenos textos sobre o que se passou hoje na UTAD, onde estive pouco mais de 2 horas a falar sobre temas como o kiwi, os pequenos frutos, a agricultura portuguesa em comparação com outras realidades agrícolas internacionais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM