Alqueva e Chile


Por: José Martino (engenheiro agrónomo)

Um país pequeno e com um desenho territorial invulgar é o 2º produtor mundial de salmão. O leitor sabe qual é? Mais uma pista: fica situado na América Latina. Ainda não chegou lá? È um dos mais prósperos países da região, devido a um plano de desenvolvimento económico baseado numa situação política estável.
Trata-se de um país com uma população jovem e onde a actividade agrícola, nomeadamente nos pequenos frutos, tem sido exemplar, do ponto de vista exportativo. O Chile, é dele que estou a falar, tem apostado no investimento no incorpóreo, no imaterial, como forma de desenvolver a sua economia.
Tem sido uma estratégia de sucesso. Os chilenos sabem explicar bem porque têm apenas uma reduzida rede de auto-estradas. O volume do investimento público vai para a criação de entidades que lançam estratégias de “benchmarking”.
Esta estratégia passa pela elaboração de planos de negócio que detectam as melhores práticas e soluções para se chegar a um melhor resultado e a um melhor desempenho económico. Foi assim que chegaram ao salmão. É assim que estão a desenvolver a fileira dos pequenos frutos.
Este é um exemplo que podemos adaptar ao caso português. Estive recentemente no Chile e enquanto verificava com espanto o desenvolvimento económico e a qualidade de vida dos chilenos, lembrei-me que temos em Portugal um “oásis” que pode criar mais de 100 mil postos de trabalho, rentabilizar o aeroporto de Beja e o porto de Sines.
Chama-se Alqueva, cuja obra orçou em mais de 2.500 milhões de euros. Cinco por cento desta verba dava para transformar 120 mil hectares de sequeiro em regadio, elaborar planos de negócio para a agroindústria que permitissem o desenvolvimento efectivo daquela região.
É por isso que espero que o PDR 2014/2020 possa canalizar uma pequena fatia de 3%, qualquer coisa como 3,7 milhões de euros para promover o investimento no incorpóreo e, assim, qualificar a vida das pessoas e das empresas.

artigo publicado no semanário "Vida Económica", em 21 de março de 2014

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM