Instalação de Jovens Agricultores:escolho as ajudas do ProDeR ou PDR?

Alexandre disse:
"O proder vai continuar de 2014 a 2020? ou so vai continuar ate receberem verbas para financiar os projectos em lista de espera e depois so fica o PDR? agradeço a sua atenção obrigado.

Comentários:
1 - O ProDeR terminou a sua vigência a 31 de dezembro de 2013. Em 2014 poderão ser aprovados pelo ProDeR projetos desde que as candidaturas tenham sido realizadas no período temporal da sua vigência e exista orçamento disponível para o efeito. 

2 - Na realidade a Autoridade de Gestão do ProDeR e a sua Gestora, assumiram publicamente que aprovariam todas as candidaturas que tivessem condições para tal e tivessem sido submetidas até 19 fevereiro de 2013. As candidaturas submetidas a partir dessa data serão aprovadas em função da existência de orçamento disponível, resultante das desistências e de verbas contratualizadas e não utilizadas na sua totalidade.

3 - Como o número de submissão de projetos foi muito elevado ao longo do ano de 2013, o orçamento do ProDeR não chega para todas serem aprovadas, o governo de Portugal negociou com a Comissão Europeia que pudessem ser aprovadas pelas regras do ProDeR, com um orçamento do Novo Quadro, candidaturas submetidas em 2013 e 2014, até que o "Plano de Desenvolvimento Rural 2014-2020" vulgo "PDR", seja formalmente aprovado por Bruxelas.

4 - Formalmente, o ProDeR anunciou em comunicado que pertencem ao PDR as candidaturas submetidas a partir das 9 h do dia 18 fevereiro de 2014, sendo nessa altura atualizados os formulários.

5 -  Há continuidade no sistema de ajudas ao investimento, sendo de acordo com o anúncio público das intenções das medidas do PDR, para o caso de instalação de jovens agricultores:
a) Mais favoráveis, para projetos até 150 000 euros, as ajudas do ProDeR face às do PDR. Recomendo que façam a sua submissão no mais curto espaço de tempo para serem aprovados pelas regras do ProDeR.
b) No caso de projetos de grande dimensão acima dos 417 000 euros ou 500 000 euros, conforme os investimentos se localizem em zonas desfavorecidas ou favorecidas, respetivamente, sugiro que os jovens agricultores esperem pela aprovação do PDR e sua implementação, pois serão apoiados montantes de investimento que não eram elegíveis no ProDeR.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM